Instabilidade persiste com risco de chuva forte a muito forte em pontos da Serra e Aparados neste fim de semana
.

Uma melhora do tempo ocorre na segunda-feira, quando a grande massa de ar quente e seco do Centro do Brasil avança para o Rio Grande do Sul
A situação se agrava na Grande Porto Alegre com o pico de vazão dos rios Gravataí e Sinos avançando pela região, com as águas podendo vencer diques em alguns pontos. O estado terá muitas nuvens e chuva ou garoa na maioria das cidades, mas a chuva não vai piorar a cheia na capital.
A instabilidade é maior no Norte com risco de chuva forte a muito forte em pontos da Serra e Aparados, onde estão as nascentes de rios dos vales. No extremo Sul, o tempo fica firme. Ocorrem intervalos de melhoria temporária. Temperatura amena, sem muito frio, fato relevante com muitas pessoas fora de casa.
Mais instabilidade no domingo. Frente quente avança de Norte para Sul no Rio Grande do Sul neste domingo e provoca mais instabilidade. Embora ocorram aberturas e o sol apareça em diferentes pontos, são esperadas muitas nuvens no estado. A chuva avança no decorrer do dia e pode ser forte e com trovoadas, isoladamente. A temperatura estará mais elevada.
Uma melhora substancial do tempo ocorre na segunda-feira, quando a grande massa de ar quente e seco do Centro do Brasil avança para o Rio Grande do Sul. O dia terá sol com uma tarde atipicamente quente para maio com máxima ao redor de 33ºC.