INSS inicia pagamento da folha de novembro e alerta para fake news sobre 14º salário
Os créditos são escalonados, em dias úteis, e seguem até o dia 6 de dezembro, de acordo com o número final do cartão do benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.

Os créditos são escalonados, em dias úteis, e seguem até o dia 6 de dezembro, de acordo com o número final do cartão do benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa nesta segunda-feira (25) o pagamento dos benefícios referentes ao mês de novembro. A liberação ocorre de forma escalonada, conforme o número final do cartão do benefício, excluindo o dígito verificador, e seguirá até o dia 6 de dezembro.
Os beneficiários que recebem até um salário mínimo terão os valores depositados primeiro. Aqueles com cartão de benefício final 1 terão os créditos liberados no dia 25 de novembro, com sequência até o dia 6 de dezembro para o cartão final 0
Já para quem recebe acima do piso nacional, os pagamentos começam no dia 2 de dezembro, contemplando, nesse dia, beneficiários com cartões de final 1 e 6. A sequência segue: finais 2 e 7 (3 de dezembro), finais 3 e 8 (4 de dezembro), finais 4 e 9 (5 de dezembro), encerrando no dia 6 de dezembro com os finais 5 e 0.
Estado de calamidade no RS
No Rio Grande do Sul, devido ao estado de calamidade pública reconhecido após as enchentes de maio deste ano, os pagamentos continuarão sendo efetuados no primeiro dia do calendário para os beneficiários do estado, enquanto vigorar a situação emergencial.
13º salário e novos beneficiários
Os beneficiários que começaram a receber auxílio ou aposentadoria após junho terão direito a uma parcela única do 13º salário, proporcional ao período de concessão do benefício. Este pagamento já está incluído na folha de novembro.
O INSS esclareceu que não haverá pagamento de um 14º salário ou folha extra de 13º salário, desmentindo informações falsas divulgadas nas redes sociais.
Consulta e saque
Os segurados podem verificar os valores e datas de pagamento ligando para a Central 135 ou acessando o aplicativo ou site Meu INSS. O prazo para saque é de até 60 dias após o crédito na conta; caso contrário, os valores retornam ao INSS.
Em outubro, o INSS pagou 40,6 milhões de benefícios, sendo 28,2 milhões equivalentes a um salário mínimo. O pagamento de novembro segue a mesma proporção, reforçando a importância do sistema previdenciário na economia do país.