Inscrições para castração gratuita de cadelas e gatas acontecem todas as quartas-feiras na prefeitura
São contempladas as fêmeas em situação de rua, semidomiciliadas ou que pertencem a famílias de baixa renda.

São contempladas as fêmeas em situação de rua, semidomiciliadas ou que pertencem a famílias de baixa renda. Inscrições são realizadas na prefeitura
Desde a metade do mês de maio São Marcos promove a castração gratuita de fêmeas (cadelas e gatas) que estejam em situação de rua, semidomiciliadas ou cujos tutores sejam de famílias que estão em situação de vulnerabilidade social/baixa renda. De acordo com a assessoria de imprensa, serão contemplados cerca de 200 animais através do programa Melhores Amigos, sendo que até o momento há aproximadamente 20 animais inscritos e em processo de castração.
As inscrições acontecem todas as quartas-feiras na Secretaria do Meio Ambiente (segundo andar do Centro Administrativo) das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Para se inscrever é necessário apresentar documento pessoal, comprovante de endereço e comprovante de inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Depois de realizado o cadastro na Secretaria de Meio Ambiente, a pasta emite autorização para a realização do procedimento na clínica veterinária Grife dos Bichos, vencedora da licitação. Essa, por sua vez, vai entrar em contato com o solicitante, para agendamento e orientações pertinentes à castração.
O Programa Melhores Amigos trata-se de um convênio firmado entre a Secretaria do Meio Ambiente e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O recurso recebido do Estado foi de R$ 40 mil, enquanto a contrapartida dos cofres públicos municipais foi cerca de R$ 17 mil.
Ao viabilizar o recebimento desses recursos estaduais, o objetivo da Administração Municipal é diminuir a quantidade de animais abandonados e proporcionar para as famílias de baixa renda a possibilidade de ter um animal castrado. Conforme explicou o secretário do Meio Ambiente, Fabiano Varela, a parceria com o Estado vai possibilitar a castração de 200 animais, entretanto, essa não será uma ação isolada. “Nós temos a intenção de dar continuidade ao programa com recursos municipais. Vamos concluir essas primeiras 200 castrações, buscar renovar a parceria com o Estado, mas não sendo possível, pretendemos ampliar as ações com recursos da prefeitura”, informou Fabiano. Ele ainda ressaltou que a equipe da SEMMA já realizou os alinhamentos necessários com a Grife dos Bichos para que as castrações e todo o atendimento à população ocorra da melhor forma possível.