GT Saúde mantém Alerta para a região de Caxias do Sul
Recomendação é de que sejam adotadas medidas mais enérgicas de enfrentamento à pandemia Nesta quarta-feira, após reunião o Gabinete de Crise acatou a recomendação do GT Saúde e emitiu um novo Alerta para a região Covid de Santa Cruz do Sul.

Recomendação é de que sejam adotadas medidas mais enérgicas de enfrentamento à pandemia
Nesta quarta-feira, após reunião o Gabinete de Crise acatou a recomendação do GT Saúde e emitiu um novo Alerta para a região Covid de Santa Cruz do Sul. Além disso, o Gabinete de Crise, decidiu reforçar o Alerta de sete regiões Covid, diante da piora de alguns indicadores. Por fim, o GT também emitiu um Aviso à região de Lajeado. Com isso, das 21 regiões Covid, somente a de Canoas ainda não recebeu Aviso ou Alerta no Sistema 3As de Monitoramento.
Além do novo Alerta para Santa Cruz do Sul, o Gabinete de Crise decidiu manter os já enviados às regiões de Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Uruguaiana.
A região de Santa Cruz do Sul terá 48 horas, a partir da notificação por parte do Estado, para apresentar um plano de Ação.
Devido ao agravamento da Pandemia, a equipe técnica do governo chama especial atenção às regiões de Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Rosa e Santo Ângelo. Para elas, foi enviado um reforço de Alerta, elaborado pelo GT de Saúde, no qual consta a recomendação de que sejam adotadas medidas mais enérgicas de enfrentamento à pandemia.
As demais regiões mantidas em Alerta (Erechim, Ijuí, Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana) também receberam novos relatórios. Todos os documentos estarão disponíveis no site do Sistema 3As e detalham os indicadores das regiões e macrorregiões que tiveram piora.
Caxias do Sul
Ao longo da última semana, a região de Caxias do Sul viu crescer em 10,9% o número de internados em leitos clínicos, apresentando uma variação de 44 pacientes. Assim, são 449 internados por Covid-19 em leitos clínicos. Quanto aos leitos de UTI, a região apresentou um aumento de 12,7% internados. Com isso, a região tem 276 internados por Covid-19 em UTIs e uma taxa de ocupação de 96,3%, com somente 14 leitos livres.
Com o percentual de 11,5%, a região de Caxias do Sul apresenta a sétima menor proporção da população vacinada com a segunda dose entre as 21 regiões Covid-19.