/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Governador lamenta acidente aéreo em Gramado e destaca empenho das forças de segurança no socorro às vítimas

Ao lado de demais autoridades do Estado, Eduardo Leite deu detalhes do acidente que deixou 10 mortos O governador Eduardo Leite lamentou o acidente aéreo em Gramado, na manhã deste domingo (22/12), e ressaltou o empenho das forças de segurança no socorro às vítimas e na investigação do caso.

Atualizado em 23/12/2024 às 09:12, por Equipe SMO.

Governador lamenta acidente aéreo em Gramado e destaca empenho das forças de segurança no socorro às vítimas

Ao lado de demais autoridades do Estado, Eduardo Leite deu detalhes do acidente que deixou 10 mortos

O governador Eduardo Leite lamentou o acidente aéreo em Gramado, na manhã deste domingo (22/12), e ressaltou o empenho das forças de segurança no socorro às vítimas e na investigação do caso. Em coletiva de imprensa e ao lado de demais autoridades do Estado, Leite deu mais detalhes do acidente que deixou 10 mortos até o momento – todos eles estavam na aeronave de pequeno porte. Outras 17 pessoas foram encaminhadas a hospitais da região com ferimentos. Duas das vítimas estão em estado grave e estão sendo transferidas para Porto Alegre. 

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

O acidente aconteceu entre as 9h e 10h deste domingo, quando a aeronave saiu do aeroporto de Canela em direção a Jundiaí (SP). Logo após a decolagem, a aeronave colidiu na estrutura de um prédio em obras e caiu sobre uma loja de móveis, atingindo também a estrutura de um hotel nas proximidades da ERS-235. Os dez passageiros eram da mesma família. 

Leite destacou a ação das forças de segurança no atendimento à ocorrência, no socorro às vítimas e na investigação das condições em que o acidente aconteceu. “Lamento profundamente o acidente e destaco a atuação imediata das forças de segurança para atender e resgatar as vítimas e controlar o local do acidente. Agora precisamos identificar oficialmente as vítimas e investigar as condições do acidente”, disse o governador. 

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

10 pessoas perderam a vida no acidente, todas ocupantes da aeronave

“Reitero minhas condolências e sentimentos aos familiares das vítimas do acidente e reforço o compromisso das forças de segurança do Estado de acompanhar de perto o desenrolar desse caso. Seguimos trabalhando com foco na apuração e no suporte às vítimas. Infelizmente, 10 pessoas perderam a vida no acidente, todas ocupantes da aeronave, e 17 pessoas ficaram feridas em terra, sendo que duas estão em estado grave. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) está atuando para identificar as vítimas a partir de protocolos científicos rigorosos. Equipes de engenharia estão avaliando os danos estruturais com o uso de scanner 3D. As causas do acidente estão sendo investigadas pela Polícia Civil e pelo Cenipa”, completou.

A Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros Militar atuaram imediatamente após o acidente, isolando o local e realizando o combate às chamas, o resfriamento do local e resgate de vítimas. O atendimento foi realizado com apoio de unidades de Gramado e Canela e também do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

/apidata/imgcache/1fd4dd12a135f2a49158fe1f91cb23cf.png

A Polícia Civil vai conduzir as investigações sobre as causas do acidente. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) também conduzirá investigações sobre a queda do avião. Até o momento, não há informações de desaparecidos, além das vítimas presentes na aeronave.

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) está atuando com equipes de local de crime, de perícia em engenharia e para a identificação das vítimas. O trabalho do IGP segue protocolos internacionais que determinam o uso de metodologias científicas por papiloscopia, exame de arcada dentária ou DNA, bastando um dos laudos para determinar a identificação. As equipes de engenharia irão utilizar o equipamento de scanner 3D para a verificação dos danos estruturais e elaboração do laudo de engenharia. 

/apidata/imgcache/521ec81c01718c180929d2b052e93fce.png

Duas pacientes são removidas de Gramado para a Capital

O Departamento de Regulação Estadual (DRE) da Secretaria Estadual da Saúde e a Central de Regulação de Urgências de Caxias do Sul transferiram, neste domingo (22/12), as pacientes Valdete Maristela Santos da Silva, 52 anos, e Lizabel de Moura Pereira, 56, para hospitais de Porto Alegre. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizaram o transporte. As mulheres sofreram queimaduras pelo corpo após o impacto da aeronave que caiu em Gramado. Ambas trabalhavam na Pousada Florata, atingida pelo avião.

Valdete foi levada para a UTI do Hospital Cristo Redentor, enquanto Lizabel seguiu para a UTI do HPS. Ambas as instituições são referências no tratamento de queimados. Uma equipe de suporte avançado de Caxias do Sul, formada por médicos e enfermeiros, acompanhou a transferência, concluída às 17h15, com as pacientes em estado estável.

A diretora do Departamento de Regulação Estadual, Suelen Arduin, enfatizou a importância da integração entre as centrais reguladoras de Caxias do Sul e do Estado para garantir atendimento adequado. “As pacientes chegaram em segurança e já estão sendo tratadas no HPS e no Cristo Redentor”, afirmou.

/apidata/imgcache/6ab4f0e8b4287808ccf7582ab7f7b6fd.png

O médico e diretor da rede de urgência de Caxias do Sul, Fabio Baldisserotto, destacou que a parceria definiu os melhores destinos para as pacientes mais graves. “Mobilizamos os recursos necessários e conduzimos as pacientes ao atendimento mais adequado”, reforçou.

Trânsito foi parcialmente liberado

O fluxo de veículos na ERS-235 (Avenida das Hortênsias), em Gramado, foi parcialmente liberado após bloqueio total iniciado na manhã de domingo para atendimento da ocorrência. A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) informa que a rodovia foi liberada para o tráfego, em pista simples, em ambos os sentidos.

Para evitar transtornos no trânsito, é possível usar rotas alternativas: 

  • No sentido de Canela a Gramado o deslocamento deve ser feito pela ERS-235 a partir do quilômetro 37, por meio da Estrada Velha (Rua Emílio Leobet). Também pode ser feito via ERS-466 (Estrada do parque Caracol), no desvio do Mato Queimado.
    /apidata/imgcache/41c488d9a57a79f3e217093acf806621.png

  • Já no sentido de Gramado a Canela, quem está no centro de Gramado pode se deslocar via Linha 28, sairá na ERS-235, quilômetro 37 (nas proximidades da loja e fábrica de chocolate Prawer). O acesso faz a ligação entre a ERS-115 e a ERS-235.
  • Quem está na ERS-115 para Gramado e Canela deve se deslocar pela linha 28 no acesso do Carahá, ERS-115, quilômetro 32 ou no quilômetro 35 (pórtico), pela Estrada Professora Elvira Apollo Benetti. Esse trajeto sairá na ERS-235, quilômetro 37 (nas proximidades da loja e fábrica de chocolate Prawer). O acesso faz a ligação entre a ERS-115 e a ERS-235. Para o centro de Gramado, o acesso pela ERS-115 está normal.