Golpes de Black Friday: Febraban alerta consumidores sobre os principais cuidados com fraudes
.

Quadrilhas aproveitam ofertas da mega liquidação, que já começam no início de novembro, para roubar dados e aplicar golpes; é preciso redobrar atenção com ofertas mirabolantes, lojas em redes sociais e ter cuidado com cartões
Com o início de novembro, as lojas virtuais e físicas entram em contagem regressiva para a Black Friday, impulsionadas pelas promoções do “Esquenta Black Friday.” Contudo, enquanto os consumidores se preparam para aproveitar os preços baixos, quadrilhas especializadas em fraudes aproveitam o movimento para aplicar golpes sofisticados, usando técnicas de engenharia social para enganar compradores e obter dados pessoais e financeiros.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta para os riscos, especialmente em compras online, e compartilha orientações essenciais para evitar problemas. Segundo o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, José Gomes, é preciso cautela com promoções cujo valor esteja muito abaixo do mercado e com links suspeitos. “Prefira sites conhecidos e pesquise a reputação do vendedor. Evite comprar por impulso, e atenção com mensagens e anúncios em redes sociais. Os criminosos copiam a identidade visual de grandes marcas e patrocinam posts com ofertas atraentes para enganar consumidores”, afirma Gomes.
Principais dicas para evitar golpes
A Febraban e especialistas em segurança online destacam algumas práticas essenciais para os consumidores:
- Compre em sites de confiança: Evite páginas desconhecidas e sempre verifique a reputação em sites de reclamações.
- Atenção aos métodos de pagamento: Desconfie de sites que oferecem poucas opções de pagamento e prefira o modelo de compra garantida, onde o pagamento é liberado somente após a confirmação de recebimento.
- Perfis falsos em redes sociais: Verifique a autenticidade das páginas e perfis, especialmente no Instagram e Facebook, e desconfie de páginas criadas recentemente ou com número baixo de seguidores.
Cuidados com o cartão
Ao utilizar cartões em compras online, recomenda-se optar pelo cartão virtual e ativar alertas de transação por SMS. Em compras presenciais, os especialistas orientam a sempre conferir o valor na maquininha antes de digitar a senha e a verificar se o cartão devolvido é o correto.
Pagamentos via Pix e boleto
Se optar por pagamento via Pix, faça a transação apenas dentro do ambiente da loja virtual. No caso do boleto, confira se a empresa beneficiária é a mesma onde a compra foi realizada.
Fique atento aos links
Por fim, ao receber links de promoções por e-mail ou redes sociais, evite clicar diretamente. Verifique a URL digitando-a manualmente no navegador e preste atenção no domínio para evitar acessar sites falsificados.
As fraudes digitais seguem cada vez mais sofisticadas, especialmente em períodos de grande volume de compras. Além disso, a Febraban reforça que os consumidores devem estar alertas, pois o excesso de confiança e o impulso para fechar um “bom negócio” podem resultar em golpes financeiros. Em caso de suspeita de fraude, a orientação é interromper a transação e comunicar as autoridades imediatamente.