Gilberto Blume: Vamos conversar sobre meio ambiente?
Peço licença à comunidade são-marquense para ocupar este espaço abordando assuntos como meio ambiente, natureza, paisagismo e, eventualmente, políticas públicas ligadas a esses temas. Sou Gilberto Blume, 60 anos, jornalista e técnico em paisagismo Tenho algumas pretensões ao estrear esta coluna no São Marcos Online.Quais sejam: blumepequenaspaisagens@gmail.
Atualizado em 27/01/2025 às 14:01, por Equipe SMO.

Peço licença à comunidade são-marquense para ocupar este espaço abordando assuntos como meio ambiente, natureza, paisagismo e, eventualmente, políticas públicas ligadas a esses temas. Sou Gilberto Blume, 60 anos, jornalista e técnico em paisagismo
Tenho algumas pretensões ao estrear esta coluna no São Marcos Online.
Quais sejam:
- Provocar a comunidade a observar a cidade com olhos críticos (mas sem denuncismos, revanchismos, achismos);
- Colaborar para promover debates saudáveis, produtivos e respeitosos acerca do meio ambiente;
- Tentar auxiliar na busca de soluções que minimizem os danos ambientais que praticamos cotidianamente;
- Cobrar soluções.
Naturalmente, para tentar alcançar essas pretensões não poderei estar sozinho.
Desde já faço aqui um apelo para que a cidadã e o cidadão auxiliem na construção das pautas, opinem, sugirem, critiquem.
São Marcos experimenta um estágio de desenvolvimento em que ainda restam bastante recursos naturais. Um passeio pelo entorno da área urbana dá bem a dimensão das riquezas que o município abriga. Na área urbana, contudo, vê-se facilmente uma mescla de tudo que é ambientalmente danoso, seja para uma cidade grande, seja para uma cidade pequena.
Justamente porque São Marcos ainda não é cidade que sofre com os principais problemas ambientais que afligem grandes centros é que o momento para o debate é propício.
Nos veremos aqui quinzenalmente.
Conto com vocês.
blumepequenaspaisagens@gmail.com
Acompanhe a sessão de colunistas do SMO!