Fundação Universidade de Caxias do Sul desmente informação de fechamento do zoológico
Informação do fim das atividades havia sido divulgada pelo reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech A Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) emitiu uma nota desmentindo a informação divulgada pelo reitor Gelson Leonardo Rech sobre o fechamento do zoológico da instituição.

Informação do fim das atividades havia sido divulgada pelo reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech
A Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) emitiu uma nota desmentindo a informação divulgada pelo reitor Gelson Leonardo Rech sobre o fechamento do zoológico da instituição. O comunicado reforça que o Conselho Diretor não deliberou sobre o encerramento das atividades do Jardim Zoológico e destaca o papel relevante que o espaço desempenha na conservação de espécies ameaçadas e no recolhimento de animais silvestres em situação de vulnerabilidade.
A FUCS salienta que o Zoo, inaugurado em 1997, representa um dos mais importantes instrumentos na área da saúde animal. A nota destaca a atuação conjunta de representantes da Fucs, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Prefeitura, Governo do Estado e Ministério Público para buscar fundos e investimentos de revitalização, incluindo doações, emendas parlamentares e multas ambientais revertidas para o zoológico por Termos de Ajustamento de Conduta.
O comunicado ressalta que está em andamento um projeto da Fucs para angariar fundos e investimentos na revitalização do zoológico, buscando conservar a fauna do Bioma Mata Atlântica na Ecorregião da Serra Gaúcha. O projeto recebeu aprovação do Ministério Público Estadual e conta com o apoio da Dra. Janaína de Carli.
A FUCS conclui o esclarecimento reforçando que a manutenção do Jardim Zoológico é uma premissa institucional, afirmando categoricamente que o zoológico não será fechado. O compromisso é manter o empenho para atender a essa importante missão ambiental, em conjunto com os esforços da comunidade.
A situação havia sido divulgada anteriormente pelo reitor Gelson Leonardo Rech, que posteriormente admitiu ter se excedido ao falar sobre o fechamento do zoológico.