Funcionamento dos bancos durante as Festas de Final de Ano
No dia 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal), feriados nacionais, não há expediente bancário e as instituições financeiras não abrem para atendimento presencial ao público. As compensações bancárias não serão efetivadas nessas datas, incluindo a TED. Somente o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.

No dia 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal), feriados nacionais, não há expediente bancário e as instituições financeiras não abrem para atendimento presencial ao público. As compensações bancárias não serão efetivadas nessas datas, incluindo a TED. Somente o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente. No dia 24/12 (terça-feira), os bancos terão o horário de atendimento reduzido, das 9h às 11h, horário de Brasília
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou os horários de funcionamento das instituições financeiras durante o período de Natal e Ano Novo. Nos feriados nacionais de 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Confraternização Universal), os bancos não abrirão para atendimento presencial, e compensações bancárias, como Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED), também não serão realizadas. Apenas transações via PIX estarão disponíveis, funcionando 24 horas, inclusive nos feriados.
No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o atendimento ao público será reduzido, das 9h às 11h, no horário de Brasília. Já nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, o expediente retorna ao horário normal, exceto em localidades onde houver feriado municipal.
O último dia útil do ano para atendimento presencial será em 30 de dezembro, segunda-feira. No dia 31 de dezembro, não haverá expediente bancário, e compensações bancárias também não serão realizadas.
Para contas de consumo com vencimento nos dias em que não há expediente bancário (25/12, 31/12 e 1º/01), o pagamento poderá ser efetuado no próximo dia útil sem a incidência de multas ou juros. No caso de tributos e impostos com vencimento nesses dias, é necessário antecipar o pagamento para evitar encargos, conforme recomendação da Febraban.
Segundo Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, os meios eletrônicos, como internet banking, aplicativos móveis e caixas eletrônicos, são alternativas práticas e seguras para realizar transações financeiras nesse período. “Esses canais permitem a realização de praticamente todas as operações, como pagamentos, transferências, consultas de saldo e extrato, além do agendamento de contas com código de barras”, afirma.
A Febraban reforça que boletos bancários cadastrados no sistema de Débito Direto Autorizado (DDA) também podem ser pagos eletronicamente, garantindo mais agilidade aos usuários.
Para mais informações sobre o funcionamento das agências bancárias, os clientes devem consultar os canais de comunicação oficiais dos bancos.