/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Frente quente provocará chuva volumosa e granizo no Rio Grande do Sul

Frente quente que vai se formar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul vai provocar dias seguidos de instabilidade com chuva volumosa A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para um período favorável à ocorrência de chuva forte, acompanhada de raios e risco de temporais isolados no Rio Grande do Sul.

Atualizado em 16/08/2024 às 18:08, por Equipe SMO.

Frente quente provocará chuva volumosa e granizo no Rio Grande do Sul

Frente quente que vai se formar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul vai provocar dias seguidos de instabilidade com chuva volumosa

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para um período favorável à ocorrência de chuva forte, acompanhada de raios e risco de temporais isolados no Rio Grande do Sul. Essa instabilidade deve afetar principalmente o Oeste, a Campanha e o Sul do estado.

O que está por vir? Uma bolha de calor está se formando no Centro-Oeste do Brasil. No final desta semana, uma onda de calor intensa vai impactar todas as regiões do país, com temperaturas que podem atingir entre 40ºC e 43ºC no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Esse calor extremo deve se intensificar na próxima semana, em razão de um bloqueio atmosférico.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

Uma corrente de jato, situada entre 1000 e 2000 metros de altitude, trará ar quente para o Rio Grande do Sul. Especialmente na Metade Norte do estado, esse ar quente provocará tardes de calor, com máximas que podem variar entre 32ºC e 35ºC no Noroeste gaúcho durante a primeira metade da próxima semana.

À medida que o ar quente avança sobre a atmosfera fria no Sul, uma frente quente se organizará. Essa frente permanecerá quase estacionária entre o Oeste, o Sul gaúcho e o Uruguai no fim de semana e no começo da próxima semana, gerando instabilidade frequente nessas regiões.

Na sexta-feira (16), o Rio Grande do Sul terá um dia de sol e nuvens, mas já existe a possibilidade de chuva isolada no Sul do estado. No sábado (17), espera-se instabilidade com chuva isolada em pontos do Oeste, Centro, Sul e Leste do estado. Apesar do sol aparecer com nuvens na maioria das cidades, a chuva pode chegar a Porto Alegre.

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

No domingo (18), o sol estará presente em diversas regiões do estado, acompanhado por nuvens. No entanto, há potencial para instabilidade localizada no Leste do estado, especialmente no Sul gaúcho, durante a segunda metade do dia.

Mesmo no Sul, apesar da instabilidade, podem ocorrer momentos de melhoria com abafamento

Na segunda-feira (19), o avanço de ar quente sobre o Rio Grande do Sul reforça uma frente quente quase estacionária, especialmente sobre o Uruguai e o Sul gaúcho. Nessas regiões, podem ocorrer pancadas isoladas de chuva com raios e ocasional granizo. Mesmo com a instabilidade, períodos de abafamento ainda são esperados no Sul.

Na terça-feira (20), o sistema semi-estacionário continua a oscilar, causando instabilidade com chuva, raios e temporais isolados no Oeste, Campanha e Sul do estado. Na Metade Norte, o sol aparece com nuvens, e a temperatura permanece elevada, tornando os dias mais quentes.

/apidata/imgcache/1fd4dd12a135f2a49158fe1f91cb23cf.png

Na quarta-feira (21), uma massa de ar frio começa a impulsionar o sistema, transformando-o em uma frente fria. O sol ainda aparece com nuvens na Metade Norte, onde o calor será intenso. No entanto, na Campanha e no Sul do estado, o avanço da frente fria traz chuva e risco de temporais isolados, com um risco baixo a médio.

Na quinta-feira (22), a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, trazendo chuva para grande parte do estado, incluindo Porto Alegre e a região metropolitana. No extremo Sul, como no Chuí, pode haver uma melhoria nas condições climáticas. A chuva pode ocorrer com pancadas fortes e temporais em pontos localizados, aumentando o risco de transtornos.

Na sexta-feira (23), com a chegada de ar mais frio e o afastamento da frente para os estados do Paraná e Santa Catarina, o tempo melhora no Oeste e Sul do Rio Grande do Sul. No entanto, ainda pode chover em algumas áreas do estado durante o dia, especialmente nas regiões mais ao Norte.

/apidata/imgcache/521ec81c01718c180929d2b052e93fce.png

POR QUE HÁ RISCO DE TEMPORAIS?

Frentes quentes, como se espera se forme no começo da semana no Sul do estado, são sistemas que habitualmente provocam muitos raios e elevada probabilidade de queda de granizo. Vendavais isolados até podem ocorrer, mas não são a regra em sistemas frontais quentes.

Modelos de previsão de incidência de raios analisados pela MetSul indicam uma maior ocorrência de descargas elétricas na Campanha e no Sul do estado entre segunda (19) e quarta-feira (21), mas os números não são excessivamente altos.

Ponderamos que neste tipo de situação, com frente quente e frente semi-estacionária, há uma maior propensão a mudanças de prognóstico dia a dia, assim recomendamos ficar atentos aos boletins do tempo atualizados pela MetSul Meteorologia durante os próximos dias.