Frente fria deve trazer chuva, vento e mudança radical na temperatura entre quinta e sexta
Julho, que pela climatologia é o mês mais frio do ano e neste ano está com temperatura muito acima do normal, vai, desta forma, terminar com características típicas da estação. Frente fria vai trazer grande mudança do tempo no Rio Grande do Sul no decorrer desta quinta-feira, alerta a MetSul Meteorologia.

Julho, que pela climatologia é o mês mais frio do ano e neste ano está com temperatura muito acima do normal, vai, desta forma, terminar com características típicas da estação.
Frente fria vai trazer grande mudança do tempo no Rio Grande do Sul no decorrer desta quinta-feira, alerta a MetSul Meteorologia. O sistema frontal será precedido por massa de ar quente e tem ar frio de origem polar em sua retaguarda, o que trará radical mudança de temperatura com muitas cidades saindo do calor para o frio em questão de poucas horas. Julho, que pela climatologia é o mês mais frio do ano e neste ano está com temperatura muito acima do normal, vai, desta forma, terminar com características típicas da estação.
A mudança no tempo deve ocorrer entre o final da manhã e o começo da tarde da quinta-feira com chuva e raios. A frente, então, avançará rapidamente no decorrer da tarde e noite para as demais regiões gaúchas e trará mudança do tempo e chuva para quase todo o Estado até o final do dia, amanhã. Na sexta-feira a frente fria se deslocará por Santa Catarina e o Paraná, alcançando o estado de São Paulo, onde vai acabar com um longo período mais seco e quente.
Os volumes de chuva na passagem da frente entre amanhã e sexta-feira pelo Rio Grande do Sul não devem ser altos na maioria das localidades, entretanto pancadas fortes a localmente torrenciais podem ser esperadas em diversos municípios quando da chegada do sistema com acumulados de 10 mm a 30 mm em menos de três horas. Não podem ser descartados temporais isolados na passagem da frente.
MASSA DE AR FRIO DEPOIS DA FRENTE FRIA
Uma massa de ar frio, que já começa a ingressar amanhã, toma conta do Rio Grande do Sul na sexta-feira e afasta a instabilidade que ainda atua em algumas áreas no começo do dia. A sexta terá baixa temperatura o dia todo com máximas baixas à tarde mesmo com a presença do sol em diversas cidades.
No fim de semana, o sol predomina com noites frias e de geada em muitas cidades, porém as tardes vão ser amenas e agradáveis.