Frente fria chega ao Rio Grande do Sul com ventos de 140 km/h
A madrugada foi de vendavais e muitos raios em diversas regiões do Estado com intenso desconforto devido a temperatura alta.

A madrugada foi de vendavais e muitos raios em diversas regiões do Estado com intenso desconforto devido a temperatura alta. RS tem pelo menos 15 pontos de bloqueio em estradas
A chegada de frente fria formou uma linha de tempestades que cruzou o Rio Grande do Sul na madrugada desta quinta com vendavais por diversas áreas. Um forte jato de baixos níveis antecipou a chegada da frente e garantiu uma madrugada de intenso abafamento com marcas acima de 30°C.
Esse linha de tempestades era formada por nuvens de grande desenvolvimento vertical com topo frio e alta incidência de raios. O deslocamento foi muito rápido e em cerca de 3 horas a linha avançou da fronteira com o Uruguai até atingir a região central do Estado.
Na medida em que a linha de tempestades foi avançando a temperatura entrou em declínio com refresco que chegou primeiro aos municípios da Metade Sul e Oeste. Por volta das 5h enquanto fazia 32,7°C em Campo Bom o INMET registrava 17,7°C em Canguçu e Caçapava do Sul. Uma diferença de 15°C entre a região metropolitana e o sul o Estado.
Entre o fim da noite de ontem e a madrugada desta quinta-feira os vendavais acompanharam a passagem da frente. As rajadas de vento ultrapassaram os 100 km/h em vários municípios, conforme registro da rede de dados do INMET, conforme lista abaixo:
Soledade 141 km/h – Cruz Alta 140 km/h – Rio Grande 114 km/h – Capão do Leão 110 km/h – São Borja 107 km/h – São Luiz Gonzaga 91 km/h – Santa Maria 91 km/h – Canguçu 90 km/h – Porto Alegre 90 km/h – Dom Pedrito 88 km/h – Santana do Livramento 85 km/h – Quaraí 85 km/h – Teutônia 84 km/h – Santa Vitoria do Palmar 83 km/h – Bento Gonçalves 75 km/h
O avanço rápido da instabilidade fez com que os volumes de precipitação não fossem tão elevados. Segundo rede de dados do SIMAGRO, CEMADEN e INMET das últimas 12 horas choveu 98 mm em Jaguarão, 59 mm em Rio Grande, 40 mm em Bagé, Uruguaiana e Dom Pedrito, 36 m em Rosário do Sul e Alegrete, 32 mm em Caçapava do Sul e Santiago.
O Rio Grande do Sul tem pelo menos 15 pontos de estradas bloqueadas por causa do temporal desta madrugada. Segundo a Defesa Civil do Estado, nove interrupções são em rodovias estaduais e seis em federais. Confira a lista:
Estaduais
▶️ ERS 130, KM 37/ Venâncio Aires – Bloqueio total, erosão da pista.
▶️ ERS 431, KM 22/ São Valentim do Sul – Bloqueio total, ponte cedeu.
Bloqueio parcial:
▶️ ERS 420, KM 29/ Aratiba – Bloqueio parcial, pista cedeu.
▶️ ERS 491, KM 05/ Marcelino Ramos – Bloqueio parcial, DAER liberou em meia pista.
▶️ ERS 155, KM 73 ao 78/ Santo Augusto – Bloqueio parcial, árvore sobre a pista.
▶️ ERS 431, KM 25/ São Valentim do Sul – Bloqueio parcial, a pista cedeu devido erosão.
▶️ ERS 734, KM 04/ Rio Grande – Bloqueio parcial, postes de energia caídos.
▶️ ERS 241, KM 07/ São Francisco de Assis – Bloqueio parcial, árvore sobre a pista.
▶️ VRS 826, KM 11/ Alto Feliz – Bloqueio parcial, erosão do asfalto e queda de barreira.
Federais
▶️ BR-116, Km 181 / Nova Petrópolis – Interdição parcial. Liberado apenas para veículos leves com limite de 2,6m de altura (no local há barreira que limita a altura).
▶️ BR-290, Km 353,9 / São Sepé – Interdição parcial. Ponte sobre o Arroio Bossoroca. Trânsito liberado no sistema “Pare e Siga” para veículos leves e pesados. Veículos pesados estão limitados a passar um por vez sobre a estrutura.
▶️ BR-153, Km 412 / Cachoeira do Sul – Interdição total para veículos acima de 18 toneladas. Interdição parcial (sentido crescente) com sistema “Pare e Siga” para os demais veículos; Sentido Novos Cabrais x Caçapava do Sul. Ponte do Fandango sobre o Rio Jacuí. Serviço de balsa interrompido em 28/01 por
tempo indeterminado.
Novos bloqueios
▶️ BR-290, entre o km 155 e km 296 / Arroio dos Ratos – Cachoeira do Sul – há várias árvores sobre a via. Somente bloqueios parciais. Equipes da PRF, CRBM-RS e Defesa Civil trabalhando para liberar o trecho.
▶️ BR 285 – Bloqueios parciais em função de árvores sobre a via na região de Ijuí.
▶️ BR 470, Km 193 / Veranópolis – Caminhão com carga derramada sobre a via.Interdição no sentido Veranópolis x Bento Gonçalves.