/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Forças de segurança simulam ataque a banco em Caxias do Sul

Ações similares já foram realizadas em Novo Hamburgo e Campestre da Serra A Brigada Militar participou, na madrugada de quarta-feira (27/04), de mais uma edição de exercício simulado do Plano de Defesa da Cidade, realizado em Caxias do Sul. Ações similares já foram realizadas em Novo Hamburgo e Campestre da Serra.

Atualizado em 27/04/2022 às 10:04, por Equipe SMO.

Forças de segurança simulam ataque a banco em Caxias do Sul

Ações similares já foram realizadas em Novo Hamburgo e Campestre da Serra

A Brigada Militar participou, na madrugada de quarta-feira (27/04), de mais uma edição de exercício simulado do Plano de Defesa da Cidade, realizado em Caxias do Sul. Ações similares já foram realizadas em Novo Hamburgo e Campestre da Serra.

O treinamento consiste na simulação de uma ocorrência de assaltos simultâneos a estabelecimentos bancários na modalidade do “Novo Cangaço” e envolve diversas forças da segurança. A ação começou por volta das 2h. Na encenação, 22 policiais agiram como se fossem criminosos. Divididos em dois grupos, eles simularam dois ataques: um em uma empresa que transposta malotes que abastece carros-fortes e outro no Setor de Retaguarda e Tesouraria (Seret) do Banco do Brasil. Estes treinamentos com simulações reais são uma tendência nas polícias em todo o Brasil.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

A ação tem como objetivo aprimorar as ações dos operadores de segurança, de forma integrada, aliando o uso de tecnologias e atividades de inteligência, para uma resposta eficaz frente à ação de organizações criminosas.

Durante estes exercícios simulados, são executados os procedimentos operacionais determinados pela Corporação para reprimir a ação criminosa e no caso de alguma intercorrência, ações reativas são estabelecidas.

A encenação da ocorrência durou cerca de três horas e contou com a presença de cerca de 150 agentes das forças de segurança, findando no distrito de Santa Lúcia do Piaí.

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

O subcomandante-geral da Brigada Militar coronel Douglas da Rosa Soares acompanhou o treinamento e destacou a importância da ação. “O foco deste exercício foi o alinhamento do plano de pronta resposta da Brigada Militar no enfrentamento à ocorrências de roubo a banco e atingimos o objetivo de desenvolver uma ação de amplo alcance e agimos sem causar dano a população, além da indispensável interação com diversas forças de segurança. Este tipo de ação garante a plena execução de nossa atividade-fim”, concluiu.

Participaram da ação a Brigada Militar, Polícia Civil, Superintendência de Serviços Penitenciários, Instituto Geral de Perícias, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Guarda Municipal de Caxias do Sul, fiscalização de trânsito, Exército Brasileiro, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e instituições financeiras.

Um treinamento semelhante foi realizado recentemente em Campestre da Serra, liderado pelo 10º BPM. Uma simulação de assalto a banco também já foi realizada em Novo Hamburgo. Há mais ações do tipo previstas para cidades gaúchas.