Festa do Divino, em Criúva, passa a integrar Calendário Oficial de Caxias do Sul
Proposta foi aprovada pela Câmara Municipal na última semana.
Proposta foi aprovada pela Câmara Municipal na última semana. Em Criúva, há registros de mais de 200 anos de bandeiras do Divino trazidas pelos descendentes de açorianos
O projeto de lei é de autoria do vereador Elói Frizzo (PSB), e foi aprovado por unanimidade em Sessão Ordinária realizada na última quinta-feira, dia 7 de novembro, em Caxias do Sul. Conforme o vereador, a inclusão facilita para os organizadores na aquisição de recursos junto ao Poder Público, promovendo maiores investimentos refletindo na economia e no desenvolvimento do turismo nas comunidades do interior.
Trazida para o Brasil pelos portugueses no século XVI, a Festa do Divino, uma das maiores expressões da devoção popular brasileira, comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo. Em Criúva, distrito caxiense, a tradicional celebração ao Divino Espirito Santo acontece sempre no mês de maio, reunindo milhares de devotos através da Fé. Gastronomia típica e ba música também integram a programação nos dias de hoje.
Em Criúva há mais de 200 anos tem registros de bandeiras do Divino trazidas pelos descendentes de açorianos, mas a Festa nasce com a criação da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em 1924. Anualmente é registrado a grande Festa que, a partir de 1971, com a chegado do Pe. Pedro Rizzon foi restaurada e ampliada, acontecendo também as novenas e uma preparação de visitas a famílias, estabelecimentos, cerca de dois meses antes do evento.