/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Estudante são-marquense participa do Projeto Rondon em Sergipe

Alexandra Carol Cioato é estudante de psicologia na Universidade de Caxias do Sul e está participando da Operação Mangabeiras, uma missão do Projeto Rondon Um grupo de oito alunos e duas professoras da Universidade de Caxias do Sul (UCS) está em Sergipe, participando da Operação Mangabeiras, uma missão do Projeto Rondon.

Atualizado em 22/01/2024 às 16:01, por Equipe SMO.

Estudante são-marquense participa do Projeto Rondon em Sergipe

Alexandra Carol Cioato é estudante de psicologia na Universidade de Caxias do Sul e está participando da Operação Mangabeiras, uma missão do Projeto Rondon

Um grupo de oito alunos e duas professoras da Universidade de Caxias do Sul (UCS) está em Sergipe, participando da Operação Mangabeiras, uma missão do Projeto Rondon. A iniciativa envolve a prestação de serviços sociais e ações de cidadania nas áreas de meio ambiente, comunicação, trabalho e tecnologia na cidade de Frei Paulo, localizada há 75km de Aracaju.

A estudante são-marquense, Alexandra Carol Cioato, de 19 anos, do curso de Psicologia, é uma das integrantes da equipe. A UCS participa do Projeto Rondon há mais de dez anos, tendo oportunizado a mais de 100 acadêmicos essa experiência social em diferentes cidades do país.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

Alexandra conversou com o São Marcos Online nesta sexta-feira e explicou o processo para integrar o Projeto. “O projeto tem cerca de 60 anos e os estudantes participam de uma seleção da universidade de Caxias do Sul para integrar o projeto RONDON. Essa seleção é realizada em etapas que inicia através de uma carta de apresentação e de interesse do aluno em participar do projeto. A Instituição faz a análise do currículo acadêmico, das atividades extracurriculares, das habilidades individuais, como comunicação e no final passa por uma entrevista.”

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

Grupo de oito alunos e duas professoras da Universidade de Caxias do Sul (UCS) está em Sergipe

Alexandra explica que durante a missão, os alunos realizarão oficinas abordando temas como comunicação, tecnologias digitais, oratória, educação financeira, saúde mental, direitos humanos, cultura, identidade cultural e marketing. A Operação Mangabeiras, que começou em 17 de janeiro e vai até 4 de fevereiro, proporciona aos estudantes a oportunidade de interagir e compartilhar conhecimentos com comunidades carentes, fortalecendo o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida nas regiões atendidas.

O Projeto Rondon está consolidado como a maior atividade de extensão universitária do país. Organizado pelo Ministério da Defesa em parceria com universidades brasileiras e governos estaduais e municipais, leva esse nome em homenagem ao Marechal Cândido Rondon e visa à realização de ações de melhoria do bem-estar social da comunidade e capacitação de multiplicadores para o exercício da cidadania.