Estado receberá lote de Coronavac para zerar segundas doses atrasadas
Ministério da Saúde irá enviar 188.800 doses da Coronavac para imunizar todas as pessoas que aguardam a segunda aplicação O Rio Grande do Sul irá receber do Ministério da Saúde nos próximos dias uma remessa de 188.

Ministério da Saúde irá enviar 188.800 doses da Coronavac para imunizar todas as pessoas que aguardam a segunda aplicação
O Rio Grande do Sul irá receber do Ministério da Saúde nos próximos dias uma remessa de 188.800 doses da Coronavac para imunizar todas as pessoas que receberam a primeira dose dessa vacina e que ainda aguardam a segunda aplicação. De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), 179.330 pessoas já poderiam ter tomado a Dose2 da Coronavac no Estado.
Conforme Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), após solicitação do ministério, o estado informou sexta-feira (14) o número de pessoa que aguardavam a segunda dose e, no dia seguinte, a equipe recebeu o informe de que será enviado quantitativo suficiente para que todas as pessoas que tomaram Coronavac no Estado recebam a D2.
“Essa notícia representa um alívio muito grande. É um direito do cidadão completar o seu esquema vacinal e precisamos acelerar a imunização para vencermos essa pandemia”, afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann.
No mesmo documento em que anuncia as 188.800 doses da Coronavac, o Ministério da Saúde informa que irá enviar, provavelmente no mesmo dia, mais 269.100 doses da Astrazeneca e 39.780 doses da Pfizer. A SES aguarda a confirmação da data do envio dos imunizantes.
Em relação à segunda dose da Astrazeneca, foram distribuídas doses suficientes para completar o esquema vacinal de todos os imunizados com a primeira dose desse fabricante que estariam em tempo de tomar a D2. Além disso, há estoque no RS para D2 de todos os que precisam completar o esquema vacinal até, pelo menos, a metade de julho.