Enem 2023: São Marcos registrou 241 participantes no primeiro dia
Colégio Estadual São Marcos acolhe estudantes vindos também de Campestre da Serra e Criúva Neste domingo, 5 de novembro, São Marcos sediou a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que continuará no próximo domingo, dia 12.

Colégio Estadual São Marcos acolhe estudantes vindos também de Campestre da Serra e Criúva
Neste domingo, 5 de novembro, São Marcos sediou a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que continuará no próximo domingo, dia 12. Com um total de 241 participantes, o evento transcorreu sem incidentes, mantendo-se dentro da normalidade, e foi amplamente elogiado por sua organização e tranquilidade.
A aplicação das provas contou com o apoio da brigada militar, que auxiliou na entrega dos malotes às 8 horas, realizada pelo agente dos correios, e na devolução das provas às 20 horas. Esse esforço conjunto garantiu a segurança e a eficácia do processo de aplicação.
O estado do Rio Grande do Sul testemunhou uma das aplicações mais tranquilas dos últimos anos, caracterizada pelo baixo número de faltantes e pela ausência de ocorrências fora da normalidade.
No próximo domingo, no Colégio Estadual São Marcos, os portões abrirão às 12 horas para a entrada dos participantes, e a prova terá início às 13 horas. Além dos moradores de São Marcos, a cidade também atraiu candidatos de municípios vizinhos, como Campestre da Serra, Criúva e da região dos Campos de Cima da Serra, que escolheram São Marcos como local de realização do exame.
O Enem, considerado o maior vestibular do Brasil, divide-se em dois domingos consecutivos. Mais de 3,9 milhões de inscritos em todo o país participam da edição deste ano. Essa quantidade representa um aumento significativo em relação aos últimos anos, com um crescimento de 13,1% em relação a 2022 e de 14,2% em relação a 2021, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No primeiro dia do exame, os participantes tiveram 5 horas e 30 minutos para responder às 90 questões de múltipla escolha e redigir uma redação. Já no segundo dia, que acontecerá em 12 de novembro, os candidatos terão 5 horas para finalizar a resolução das questões.
No primeiro dia de prova, os candidatos enfrentaram as seguintes áreas de conhecimento:
Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Literatura, Artes e Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, escolhida pelo próprio candidato na inscrição)
Redação (Dissertativa-argumentativa)
No segundo dia de prova, não haverá redação, apenas 90 questões de múltipla escolha. As áreas de conhecimento nesse dia são:
Matemática e suas Tecnologias
Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)
O Enem 2023 em São Marcos se destaca como um exemplo de organização e participação expressiva, proporcionando aos candidatos a oportunidade de competir e buscar seu acesso ao ensino superior nacional e internacionalmente.