Encontro sobre frutas cítricas reuniu cerca de 100 agricultores em Criúva
Smapa promoveu encontro técnico na sexta-feira (11/08), em parceria com a Emater/RS – Ascar, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, com apoio institucional de Sicredi Pioneira. A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) promoveu um encontro técnico sobre cultivo de frutas cítricas na sexta-feira (11/08), em Criúva.

Smapa promoveu encontro técnico na sexta-feira (11/08), em parceria com a Emater/RS – Ascar, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, com apoio institucional de Sicredi Pioneira.
A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) promoveu um encontro técnico sobre cultivo de frutas cítricas na sexta-feira (11/08), em Criúva. A atividade foi realizada em parceria com a Emater/RS – Ascar, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, com apoio institucional de Sicredi Pioneira.
O encontro reuniu cerca de cem agricultores de Caxias do Sul e região. A primeira parte, com conteúdo teórico, ocorreu no salão da comunidade, na sede do distrito. Depois, os produtores rurais e os técnicos visitaram pomares da propriedade do produtor rural Daniel Zanette. Ali, puderam ver de perto os aspectos técnicos apresentados pelos professores Paulo Vitor Dutra de Souza e Sérgio Francisco Schwarz, ambos do Departamento de Horticultura e Silvicultura da Faculdade de Agronomia da UFRGS.

Segundo o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, a participação do público superou as expectativas. “Ficamos muito felizes com a presença de agricultores de vários municípios. Este tipo de evento é importante porque traz atualização com relação às questões técnicas que refletem na produção e na qualidade dos produtos agropecuários”, afirma o secretário.
Segundo Menegotto, um dos destaques foi o alerta dos palestrantes para que os produtores rurais adquiram apenas mudas de citros provenientes de viveiros certificados. “Eles mencionaram diversos problemas sanitários que estão ocorrendo nos Estados Unidos e até em São Paulo, em decorrência de doenças trazidas por mudas sem controle de origem”, acrescenta.
O plantio e a produção de frutas cítricas vêm crescendo no município. Atualmente há em torno de 300 hectares plantados com laranja, bergamota, tangerina, limão e lima, totalizando uma produção anual de cerca de quatro mil toneladas.