Emater/RS-Ascar apresenta Relatório Comparativo de Perdas e Impactos da Estiagem no RS para SDR
.

Equipe analisou três eventos distintos de estiagem ocorridos nos anos de 2020, 2022 e 2023
Na manhã desta sexta-feira (4), a equipe da Gerência de Planejamento e Gerência Técnica apresentou aos Diretores das Divisões e ao Diretor Geral da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) os dados do Relatório de Comparativo de Perdas, que analisou três eventos distintos de estiagem ocorridos nos anos de 2020, 2022 e 2023, registrados no Sistema de Levantamento de Perdas da Emater/RS (SISPERDAS).
Esses eventos tiveram impactos significativos na agricultura, pecuária e abastecimento de água, afetando em média cerca de 60% dos municípios do Estado em cada evento.
Foram implementadas medidas de mitigação emergenciais, como distribuição de água e perfuração de poços em áreas específicas. Atividades agrícolas como fruticultura e olericultura, apesar de terem uma área menor afetada, sofreram grandes impactos produtivos e sociais para as famílias rurais.
O mesmo ocorreu com a produção leiteira, as forrageiras e a cultura da soja, com ênfase nos prejuízos econômicos. O estudo enfatiza a importância de ações para garantir o abastecimento de água, especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, destaca a necessidade de investimentos em tecnologias e manejo sustentável para enfrentar futuros períodos de seca. A colaboração entre setores público e privado é ressaltada para a criação de políticas públicas que apoiem os produtores rurais, visando a segurança hídrica das famílias e a sustentabilidade das atividades agropecuárias.
Fonte: Emater/RS-Ascar