Em São Marcos, positivados para Covid esperam por horas na fila da Unidade de Síndrome Gripal
Sem saber a quem recorrer, durante esta quinta-feira (13) moradores procuraram o São Marcos Online reclamando de mau atendimento Em um dos relatos, uma mulher de 30 anos, técnica de enfermagem, queixava-se de falta de ar (tendo que fazer nebulização a cada 4horas em casa para aliviar os sintomas), febre e dor de garganta.

Sem saber a quem recorrer, durante esta quinta-feira (13) moradores procuraram o São Marcos Online reclamando de mau atendimento
Em um dos relatos, uma mulher de 30 anos, técnica de enfermagem, queixava-se de falta de ar (tendo que fazer nebulização a cada 4horas em casa para aliviar os sintomas), febre e dor de garganta. De acordo com a mulher, ela procurou a secretaria de saúde por estar se sentindo muito mal e devido aos sintomas que apresentava foi orientada a se deslocar a Unidade de Síndrome Gripal, no bairro Francisco Doncatto.
A mulher procurou a Unidade, relatou os sintomas e foi informada que deveria retornar a partir das 13h30 pois durante a manhã não haveriam mais atendimentos. De acordo com ela, ninguém passou por triagem (medição de temperatura e aferição de saturação). Além da denunciante, no local estavam mais quatro pessoas, sendo uma delas gestante de gêmeos.
“Minha reclamação maior é pela falta de respeito e educação de quem faz a triagem. Eles tem que se organizar e tratar bem as pessoas, não sair gritando e chingando. Eu sai de lá chorando de tarde”, relata a paciente que teve caso confirmado para a Covid-19 por volta das 18h.
Outra mulher, essa de 58 anos, que também estava na fila no período da manhã, decidiu fazer o teste de forma particular na farmácia. Com o resultado positivo em mãos ela retornou à Unidade logo após o almoço e até às 16h aguardava na fila sem saber se seria atendida.
A reportagem procurou a administração e foi informada que casos não graves passam por triagem e são orientados ao retorno e que a única coisa que pode ter ocorrido nesta quinta-feira é em função da demanda. De acordo com o Poder Público, isso tem ocorrido também em outras cidades, entretanto, a secretaria de saúde já solicitou reforço de médico à empresa terceirizada contratada.
Conforme apurado pela reportagem, as pessoas que foram orientadas a retornar para ser atendidas a partir das 13h30 começaram a receber as fichas às 16h. De acordo com a mulher, serão 16 atendimentos, os demais terão que retornar outro dia ou chamar o SAMU, conforme orientação dos profissionais da Unidade de Síndrome Gripal.