Em reunião com a direção da Corsan, prefeito Volmir Rech negocia prazos para parcelamento de contas
Parcelamento que vinha sendo praticado em três vezes, agora poderá ser de até seis vezes sem juros. Clientes da Cosan devem buscar o escritório local para análise de cada caso. Famílias de baixa renda tem benefícios especiais.

Parcelamento que vinha sendo praticado em três vezes, agora poderá ser de até seis vezes sem juros. Clientes da Cosan devem buscar o escritório local para análise de cada caso. Famílias de baixa renda tem benefícios especiais. Saiba mais na reportagem
Na manhã desta quarta-feira, 5 de fevereiro, o prefeito de São Marcos, Volmir Rech, esteve na sede da Corsan/Aegea, em Porto Alegre, para uma reunião com a presidente da instituição, Samanta Popow Takimi, e representantes da AGESAN. O encontro teve como objetivo discutir as dificuldades enfrentadas pela população devido às constantes falhas no abastecimento de água e às altas nas faturas.
Durante a reunião, o prefeito entregou um ofício com sete demandas principais, incluindo:
- Reparos imediatos em vazamentos para evitar desperdícios;
- Melhoria na qualidade da água fornecida;
- Adoção de soluções emergenciais para garantir o fornecimento adequado;
- Revisão das tarifas de água, considerando a escassez na distribuição;
- Substituição de tubulações antigas que não suportam a pressão atual.
Leia também: Corsan/Aegea orienta clientes sobre faturas elevadas e destaca ações sociais
Uma preocupação destacada foi a situação da barragem local, que está com aproximadamente um metro de água antes de atingir o volume morto. A Corsan garantiu que, com a entrada em operação de novos poços e bombas, o abastecimento está assegurado pelos próximos 180 dias.
Prefeito negocia parcelamento ampliado
Além disso, foi acordado o aumento do prazo de parcelamento das faturas de água de três para até seis vezes sem juros, visando auxiliar os moradores que receberam contas elevadas devido a leituras acumuladas. A Corsan também se comprometeu a revisar as contas com cobranças exponenciais e a creditar eventuais diferenças nas próximas faturas.
O prefeito enfatizou a importância de um programa de consumo consciente de água, dado que o consumo médio em São Marcos é de 20 a 22 metros cúbicos, quase o dobro da média de outras cidades atendidas pela Corsan.
A administração municipal continuará acompanhando de perto as ações da Corsan para garantir a implementação das melhorias necessárias e minimizar os impactos da crise hídrica na comunidade.