Em 3 dias São Marcos registrou variação de 150 a 200 milímetros de chuva
Nível dos rios é elevado e não há registro de danos na agricultura ou em estradas até o momento. Bombeiros atenderam duas ocorrências de obstrução na BR-116, sem grande relevância. Alguns pontos da Serra e Vales inspiram cuidados com continuidade das chuvas.

Nível dos rios é elevado e não há registro de danos na agricultura ou em estradas até o momento. Bombeiros atenderam duas ocorrências de obstrução na BR-116, sem grande relevância. Alguns pontos da Serra e Vales inspiram cuidados com continuidade das chuvas.
As chuvas que iniciaram no sábado já superam a marca dos 200 milímetros e vão aumentar no RS e SC entre esta terça e a quinta-feira. Os maiores volumes de chuva até o começo desta terça-feira ocorreram na Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra, Planalto Sul Catarinense e no Sul de Santa Catarina, conforme boletim meteorológico da MetSul.
Estas são justamente as áreas para onde os modelos numéricos de previsão do tempo indicavam os mais altos acumulados de precipitação e que devem aumentar muito mais com a instabilidade nestas áreas que vai aumentar hoje e amanhã, notadamente no extremo Nordeste gaúcho e no Sul e Leste de Santa Catarina, onde muitas cidades devem ter entre 100 mm e 300 mm durante 48 horas.
Conforme dados da estações de monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia, Centro Nacional de Previsão de Desastres e da Epagri-Ciram, a chuva acumulada até 6h da manhã desta terça-feira somou 230 mm em Vacaria, 153 mm em Lagoa Vermelha, 152 mm em Serafina Correa, 150 mm em Bom Jesus, 125 mm em Soledade, 115 mm em Passo Fundo, 114 mm em Cambará do Sul, 106 mm em Bento Gonçalves e 100 mm em São Francisco de Paula.
Em São Marcos, conforme dados do escritório da Emater, foram registradas variações entre 150 e 200 milímetros entre a cidade e a área rural. Ainda segundo a Emater, não há registro de danos na agricultura. Já conforme a Corsan local houve aumento de 55 milímetros no elevado da barragem que abastece a cidade. Entre a segunda e a terça-feira os bombeiros atenderam a duas obstruções na BR-116 entre São Marcos e Caxias do Sul, uma por queda de barreira e outra por queda de árvore, ambas sem grandes transtornos ao tráfego de veículo. Contudo recomenda-se cuidado ao transitar pela estradas da Serra.
Estes números estão muito distantes do definitivo, uma vez que os maiores volumes de chuva no extremo Nordeste do Rio Grande do Sul e no Sul e no Leste de Santa Catarina são previstos para hoje e amanhã com a formação de um ciclone extratropical que vai reforçar a instabilidade nestas regiões com acumulados muito altos a localmente extremos de chuva que podem ficar entre 100 mm e 200 mm em 24 horas em algumas cidades.
Com informações da MetSul Meteorologia