Eleições para novos gestores das escolas estaduais de São Marcos acontecem segunda-feira (16)
Professores, servidores, estudantes, pais e responsáveis pelos alunos podem participar da escolha dos gestores Na próxima segunda-feira, 16 de dezembro, as escolas da Rede Estadual do Rio Grande do Sul realizarão eleições para definir seus novos diretores e vice-diretores.

Professores, servidores, estudantes, pais e responsáveis pelos alunos podem participar da escolha dos gestores
Na próxima segunda-feira, 16 de dezembro, as escolas da Rede Estadual do Rio Grande do Sul realizarão eleições para definir seus novos diretores e vice-diretores. A votação será eletrônica, por meio de um aplicativo desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), e definirá os gestores que cumprirão mandato de três anos, entre 2025 e 2027.
Professores, servidores, estudantes maiores de 12 anos, e pais ou responsáveis por alunos menores de 18 anos poderão votar, garantindo a ampla participação da comunidade escolar. Para exercer o voto, é necessário apresentar um documento oficial com foto. A apuração será realizada em até 24 horas, com resultados divulgados até quarta-feira, 18 de dezembro. Caso seja necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 20 de dezembro.
Em São Marcos, as escolas estaduais já definiram suas chapas concorrentes. Confira as candidatas:
Escola Monteiro Lobato
- Diretora: Daiane M. Vanás
- Vice-Diretora: Giovana S. Prebianca
Escola Maranhão
- Diretora: Gisele Rizzon
- Vice-Diretora (manhã): Caroline Prebianca
- Vice-Diretora (tarde): Débora Buckell
Escola Estadual Ginásio São Marcos
- Diretora: Vivian Riboldi
- Vice-Diretora (manhã): Luciana Crestana dos Santos
- Vice-Diretora (tarde): Márcia Fernandes
- Vice-Diretora (noite): Luciane Stédile Polo
Escola Orestes Manfro
- Diretora: Carilusa Branchi
- Vice-Diretora (manhã): Daniela Polidoro
- Vice-Diretora (tarde): Fernanda Rech Pedrotti
As eleições seguem as mudanças estabelecidas na Lei de Gestão Democrática das Escolas, atualizada em 2023, que agora exige critérios técnicos e meritocráticos para os candidatos. Os gestores passaram por um curso de 60 horas e foram avaliados por meio de prova específica antes de formalizarem suas candidaturas.
A comunidade escolar de São Marcos está convidada a participar ativamente deste processo, que garante a escolha democrática e técnica dos gestores responsáveis pela qualidade da educação nos próximos anos.