Eduardo Leite anuncia renúncia ao mandato de governador do Rio Grande do Sul
Movimento permite que Leite esteja apto a concorrer a outros cargos nas eleições de outubro O governador Eduardo Leite anunciou, em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (28) que vai renunciar ao cargo. O comunicado foi feito no Palácio Piratini. Leite também anunciou que vai permanecer filiado ao PSDB.

Movimento permite que Leite esteja apto a concorrer a outros cargos nas eleições de outubro
O governador Eduardo Leite anunciou, em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (28) que vai renunciar ao cargo. O comunicado foi feito no Palácio Piratini.
Leite também anunciou que vai permanecer filiado ao PSDB. O movimento permite que o tucano esteja apto a concorrer a outros cargos nas eleições de outubro, inclusive a presidência da República.
Quem assume o comando do Estado é o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que acumula a função de secretário da Segurança Pública desde o início da gestão. Ranolfo é pré-candidato a governador pelo PSDB. A transferência do cargo deve ocorrer na quinta-feira (31).
A última vez que um governador do RS renunciou ao cargo para concorrer a outro posto foi em 1990, quando Pedro Simon (MDB) ingressou na disputa por uma vaga no Senado. O vice Sinval Guazzelli (MDB) assumiu o Palácio Piratini na época.