Mesmo sem restrições, encenação da Via Sacra não acontece este ano em São Marcos
Programação da Semana Santa iniciou neste domingo com celebrações religiosas. Procissão acontece normalmente, porém, sem encenação Após dois anos de pandemia, paróquias voltam à programação presencial da Semana Santa em todo o país.

Programação da Semana Santa iniciou neste domingo com celebrações religiosas. Procissão acontece normalmente, porém, sem encenação
Após dois anos de pandemia, paróquias voltam à programação presencial da Semana Santa em todo o país. Na paróquia de São Marcos as celebrações começaram neste Domingo de Ramos com missas às 7h, 9h e 18h e vai até o dia 17 de abril, domingo de Páscoa, em diferentes dias e horários.
Durante a Semana Santa, iniciada neste domingo, os católicos lembram a instituição da eucaristia, participam de procissões da Via Sacra para lembrar a Paixão (ou sofrimento) e Morte de Jesus, assim como a sua Ressurreição. Este ano a tradicional procissão da Sexta-feira Santa, onde os fiéis sobem em oração ao Monte Calvário volta a ser realizada no município. A Celebração da Paixão, que antecede a procissão, ocorre às 15h na Igreja Matriz.
Mesmo sem restrições, a tradicional encenação da Via Sacra não será realizada este ano. De acordo com Leila Polo Michelon, coordenadora litúrgica da paróquia de São Marcos, a não realização da encenação este ano se deve a recente retomada das atividades por parte dos grupos e o baixo número de participantes, o que dificulta a realização já que houve tempo hábil para ensaios. A expectativa é de que a encenação seja retomada no ano que vem.
A encenação foi retomada em 2017 sendo realizada também em 2018 e 2019.
Confira a programação da Semana Santa em São Marcos
Dia 12/04 Terça-feira
19h Celebração Penitencial c/confissões
Dia 14/04 Quinta-feira
20h Missa de Lava Pés após hora Santa
Dia 15/04 Sexta-feira Santa
9h às 11h30 Confissões na Igreja Matriz
15h Celebração da Paixão na Igreja Matriz e após Procissão com Via Sacra ao Monte Calvário
Dia 16/04 Sábado
20h Missa de Aleluia na Igreja Matriz
Tragam a garrafa de água pra ser abençoada
Dia 17/04 Domingo de Páscoa
Missas 7h, 9h e 18h na Igreja Matriz
O Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos, marca o início da Semana Santa na fé católica. O Domingo de Ramos é uma data móvel celebrada no domingo anterior à Páscoa. Tradicionalmente, fiéis vão à missa na data levando consigo folhas de plantas, geralmente palmeiras, para a bênção do padre. Mas qual o significado dessas plantas?
Publicações católicas dão conta de que os ramos representam o momento da entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumento. Com muita festa, o povo o recebeu como um rei e, como costume na época, o aguardou com as mãos para cima balançando ramos de palmeiras, ou de árvores frondosas, como se o reverendassem.
Para recordar, as pessoas costumam levar ramos para a igreja para serem benzidos, bem como realizam procissões lembrando a forma como Jesus foi aclamado.
Após as celebrações os ramos podem ser levados para casa como sinal de proteção. Era tradição em algumas famílias queimarem os ramos em tempos de colheitas ou tempestades; e também jogarem em volta da casa para livrar de pestes e bichos peçonhentos.
Nas igrejas, os ramos benzidos são queimados e as suas cinzas são usadas no ano seguinte para marcar a testa das pessoas na celebração da quarta-feira de cinzas.