Dois meses após tempestade de granizo, São Marcos ainda tem entulhos nas calçadas
Conforme o secretário dos serviços públicos, limpeza no bairro São José será feita nesta segunda (29) Após mais de dois meses, a cidade de São Marcos continua enfrentando os desafios trazidos pela tempestade de granizo ocorrida no dia 18 de setembro.

Conforme o secretário dos serviços públicos, limpeza no bairro São José será feita nesta segunda (29)
Após mais de dois meses, a cidade de São Marcos continua enfrentando os desafios trazidos pela tempestade de granizo ocorrida no dia 18 de setembro. Cerca de 600 casas foram afetadas, com destaque para o bairro São José, um dos mais carentes. Segundo informações obtidas pelo São Marcos Online (SMO), a troca de telhados foi mais recente neste bairro, devido às telhas serem distribuídas pela assistência social do município.
No entanto, um novo problema surgiu: pontos de entulho se espalharam pela cidade. Moradores enviaram fotos ao SMO, ilustrando a situação atual no bairro São José. As imagens mostram restos de telhas e forros das casas e até restos de móveis, que foram trocados após a tempestade.
Diante desta situação, o SMO buscou respostas junto ao poder público. Conforme o secretário de serviços públicos urbanos da cidade, Vinícius Capeletti, há planos para lidar com essa situação na próxima semana.
Organização para a limpeza

Conforme Capeletti, a maior dificuldade enfrentada é a disponibilidade de máquinas para realizar a limpeza. No entanto, a partir de segunda-feira, uma escavadeira será utilizada para realizar uma “varredura” pelos bairros afetados e remover os entulhos.
O secretário também mencionou que, além do bairro São José, outros locais como o Industrial, Miquelon, Progresso e Tapejara também foram afetados e já receberam ações de limpeza.
Apelo aos moradores
O secretário também fez um apelo aos moradores para que guardem parte dos resíduos, já que o atendimento imediato a todas as áreas afetadas é desafiador. Ele reforçou que os esforços estão sendo feitos para atender a todos.
Beneficiados pela lei
Todos os moradores que possuíam cadastro legal foram beneficiados com a distribuição de telhas, segundo informações do secretário.
A expectativa é que a limpeza ajude a cidade de São Marcos a se recuperar dos danos causados pela tempestade de granizo. O trabalho conjunto dos serviços públicos urbanos e da população é fundamental para que a situação seja normalizada o mais breve possível.
Cabe destacar ainda que São Marcos teve pedido de decreto de situação de emergência aceito e receberá verba do Governo Federal para sanar perdas e danos relacionados à tempestade de novembro passado.
Leia mais: