Dois anos após aprovação, lei que pune abandono de veículos sai do papel
Na primeira vistoria, mais de 30 veículos em situação de abandono foram encontrados. Projeto virou lei em julho de 2017, mas fiscalização passou a atuar na semana passada Na última quarta-feira (29) iniciou o processo de fiscalização de veículos abandonados em via pública em São Marcos.

Na primeira vistoria, mais de 30 veículos em situação de abandono foram encontrados. Projeto virou lei em julho de 2017, mas fiscalização passou a atuar na semana passada
Na última quarta-feira (29) iniciou o processo de fiscalização de veículos abandonados em via pública em São Marcos. Ação iniciou quase dois anos após aprovação de projeto de lei proíbe o abando no município. Para tanto foi criada diretoria de trânsito, que juntamente com a secretaria do meio ambiente, em atendimento à regulamentação da nova lei ficam encarregadas de investigar as denúncias, realizar vistorias e aplicar as multas.
Na primeira ação foram identificados mais de 30 veículos em situação de abandono em toda cidade. Assim que forem identificados, os proprietários serão notificados para retirar o veículo do local no prazo máximo de 10 dias. Não havendo a retirada, serão aplicadas aos proprietários as sanções cabíveis. Multa corresponde ao valor de um salário mínimo vigente.
Conforme a lei, um veículo é considerado abandonado se estiver a mais de 30 dias estacionado em via pública. Alguns dos sinais verificados são o estado de conservação, danos materiais e pneus murchos.
Projeto foi aprovado em 2017
Para a autora do projeto, aprovado em julho de 2017, isso contribuirá com o meio ambiente e a saúde pública, pois a cada dia o número de veículos abandonados nos logradouros públicos cresce.
“Isso causa preocupação à população, pois os veículos abandonados podem ser utilizados como depósitos de lixo e acumular água parada, e assim favorecer a proliferação de animais e insetos, causadores de doenças dos mais variados tipos” explica a Vereadora Patrícia (MDB).
“Outro ponto a ser destacado é o turismo de nosso município, pois buscamos sempre promover o setor e apresentar aos visitantes uma bela cidade: limpa e segura” finaliza.
Durante o mês de junho outras vistorias em busca de mais irregularidades serão realizadas.