Doações de sangue se tornam ainda mais importantes na semana pré Carnaval
A importância da prática da doação de sangue ser algo rotineiro você já sabe, né? Mas você sabia que em períodos como o feriado de Carnaval, se torna ainda mais indispensável? Este período costuma ser crítico para os bancos de sangue em todo o sistema público de saúde.

A importância da prática da doação de sangue ser algo rotineiro você já sabe, né? Mas você sabia que em períodos como o feriado de Carnaval, se torna ainda mais indispensável?
Este período costuma ser crítico para os bancos de sangue em todo o sistema público de saúde. O número de acidentes durante o feriado aumenta e os estoques de sangue, consequentemente, baixam.
Já estamos vivendo um momento delicado, onde os estoques de sangue estão precisando ser reabastecidos mais do que o normal, e com a chegada do feriado, é imprescindível que as doações ocorram de forma intensa nessa semana.
E por isso a Campanha “Doar É Viver” pede a sua ajuda nesse momento!
“Doar É Viver” é uma parceria entre a empresa Otelio Consultoria e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Saúde (SES) e do Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados (DESH). Com a ajuda dessa iniciativa, mas de 30 mil vidas foram salvas no ano de 2021. A Campanha segue percorrendo o estado agora em 2022, com o objetivo de ajudar a manter abastecido os estoques de sangue da rede de Hemocentros.

Com 87 anos e mesmo sem poder doar sangue, o empresário e palestrante gaúcho Otelio Drebes, é o idealizador da iniciativa e faz questão de acompanhar de perto as ações nos Hemocentros em cada região. “Nem todo mundo pode doar, mas todo mundo pode contribuir com a doação, espalhando essa mensagem de amor. Todos podem entrar nessa corrente da vida”, explicou o empresário.
O principal objetivo da Campanha é mobilizar a população do Rio Grande do Sul para doar sangue, e os interessados em participar devem se inscrever no site www.doareviver.com.br, ou pelo telefone (51) 99699-1852. A inscrição é gratuita e os candidatos podem solicitar o transporte até o hemocentro de sua região para efetivar a doação.
Para doar basta estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50 quilos e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação. Todos os tipos de sangue são necessários. O atendimento é feito com todo o cuidado e segurança, seguindo os protocolos sanitários na prevenção ao coronavírus e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e órgãos sanitários competentes.
Aproveite o feriado de Carnaval, e antes de cair na folia, ajude o próximo! Salve vidas!