/apidata/imgcache/100_0.png
/apidata/imgcache/100_1.png
/apidata/imgcache/0_3.png

Dificuldades persistem na recuperação das estradas municipais de Criúva

Os danos mais significativos estão em um trecho de encosta a cerca de 2 quilômetros da ponte, estendendo-se até a divisa com o município de Campestre da Serra.

Atualizado em 15/05/2024 às 16:05, por Equipe SMO.

Dificuldades persistem na recuperação das estradas municipais de Criúva

Os danos mais significativos estão em um trecho de encosta a cerca de 2 quilômetros da ponte, estendendo-se até a divisa com o município de Campestre da Serra.

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), mostra nesta quarta os desafios enfrentados na recuperação das estradas municipais bloqueadas e sem previsão exata para liberação, como por exemplo duas estradas cruciais de Criúva: a Estrada Municipal 386, que liga à Ponte do Korff, e a Estrada Profª Noêmia Terezinha Padilha Savichi, conectando a sede do distrito às comunidades de Santa Catarina, Linha Café, Santo Isidoro e Agudo.

Estrada Municipal 386

A Estrada Municipal 386 é uma importante rota de ligação do município e pode ser utilizada como uma rota alternativa para outros municípios. Os danos mais significativos estão em um trecho de encosta a cerca de 2 quilômetros da ponte, estendendo-se até a divisa com o município de Campestre da Serra. Esse trecho, caracterizado por um terreno íngreme e cercado de paredões de rocha, sofreu sérios danos devido à queda de muitas pedras e vegetação.

Equipes que percorreram a pé para mapear os danos relataram várias barreiras ao longo do caminho, indicando um cenário desafiador para a execução dos trabalhos de recuperação. A magnitude dos danos exigirá um esforço considerável das equipes de obra. Felizmente, a ponte em si não sofreu danos significativos, o que facilita a continuidade dos trabalhos uma vez que o acesso seja restabelecido.

Estrada Municipal Profª Noêmia Terezinha Padilha Savichi

Já a Estrada Municipal Profª Noêmia Terezinha Padilha Savichi enfrenta um tipo diferente de desafio. Um terreno lamacento impede o avanço na remoção e de uma extensa barreira que bloqueia a via, dificultando a locomoção. Embora essa obstrução esteja isolando algumas famílias, existe uma rota alternativa, mas significativamente mais longa.

Devido às condições adversas do solo, a decisão foi de suspender temporariamente os trabalhos neste trecho. A estratégia é aguardar a estabilização do solo para então iniciar a escavação e remoção da terra, um trabalho que poderá ser realizado nos próximos dias, assim que o terreno estiver mais seco e firme.