/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Dia Mundial da Saúde | Ansiedade por comida

Nesta quinta-feira (7) comemora-se o Dia Mundial da Saúde e a nutricionista Natália Stédile explica a relação entre ansiedade, emagrecimento e alimentação saudável Pensamento acelerado, taquicardia, ficar se preocupando muito com o futuro “tempo todo”, inquietação, excesso de medos, mão suando, tremedeira.

Atualizado em 07/04/2022 às 14:04, por Equipe SMO.

Dia Mundial da Saúde | Ansiedade por comida

Nesta quinta-feira (7) comemora-se o Dia Mundial da Saúde e a nutricionista Natália Stédile explica a relação entre ansiedade, emagrecimento e alimentação saudável

Pensamento acelerado, taquicardia, ficar se preocupando muito com o futuro “tempo todo”, inquietação, excesso de medos, mão suando, tremedeira. A ansiedade pode ser experimentada de várias formas, e ela é normal a certo nível.

A relação que ela tem com o emagrecimento e com a alimentação é quando a ansiedade sai do controle e a gente busca na comida o alívio, a comida vira uma válvula de escape.

É mais ou menos assim:

“Tive um dia difícil no trabalho… eu mereço comer uma coisa boa.” E então a pessoa come uma barra inteira de chocolate.

Ou então:

A pessoa está ansiosa com alguma coisa e começa abrir as portas dos armários da cozinha e da geladeira, e começa a beliscar.. a comer um pouco de tudo que vê pela frente, mesmo sem estar com fome.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

A comida pode sim dar uma ajudinha momentânea, comer uma coisa que a gente gosta traz conforto e tranquilidade, dando uma acalmada nos ânimos. E isso vem desde a infância. Quando um bebê chora e não consegue expressar o que está sentindo.. o que acontece? A mãe dá o peito, ou o bico ou a mamadeira. A gente aprendeu a comer para se sentir melhor. Quando uma pessoa está doente.. a gente faz uma sopinha. Quando uma pessoa está triste.. tentamos alegrá-la com um bolo, uma pizza, uma comida especial.

Então sim, a comida tem esse papel de trazer prazer, carinho, conforto. E isso é uma coisa saudável e bonita, é cultural, é afetivo (ai que saudades do nhoque que a minha avó fazia…). O problema é quando essa situação sai do controle. O problema é quando sempre buscamos o alívio na comida. A situação sai do controle. A pessoa come por ansiedade.. e sente um alívio momentâneo.

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

Mas, imediatamente após, a pessoa fica ainda mais ansiosa. E o pior: se sente culpada, frustrada, arrependida por ter comido uma coisa que não precisava. Então não resolve. Uma coisa é você comer uma pizza porque decidiu comer e come com alegria. Mas quando se come por ansiedade a pessoa come chateada e triste, sem aproveitar o alimento.

A questão é que não existe uma fórmula exata para resolver o problema da ansiedade por comida. A gente precisa desenvolver uma coisa que se chama

inteligência emocional, ou seja, saber lidar melhor com as nossas emoções, incluindo a frustração. Por isso, constantemente recomendo que as pessoas busquem fazer terapia. A vida é uma montanha-russa, cheia de altos e baixos. Não aprendemos na escola como lidar com as nossas emoções e nossos pais também não nos ensinaram (porque também ninguém ensinou para eles!).

/apidata/imgcache/1fd4dd12a135f2a49158fe1f91cb23cf.png

É normal reagir mal a alguma coisa, ficar triste. O problema é a gente se descontrolar por qualquer coisa. Toda a vez que tem um problema no trabalho, desconta em algum na comida. Tem gente que come demais, tem gente que bebe demais, tem gente que gasta dinheiro para compensar. A gente acaba achando que precisa se compensar pelo sofrimento. “Deu algo errado no trabalho? Preciso comer.” O problema se estendeu durante toda a semana, vai comer desesperadamente a semana inteira?

Por exemplo: se você teve um dia ruim no trabalho, fique triste, você tem este direito. Sinta as suas emoções. Não tape os sentimentos ruins com comida para evitar sentir o que você precisa sentir. Chore, tome um banho para se acalmar. Mas não evite o sentimento. Não cubra o sentimento com comida. Não fuja. Sinta. Lide com as suas emoções. Nossas emoções precisam ser vividas e trabalhadas.

/apidata/imgcache/521ec81c01718c180929d2b052e93fce.png

Encontre as razões da sua ansiedade e descubra como controlar. O que te deixa ansiosa? Talvez seja difícil descobrir essa resposta agora. Mas pense, se observe. O que te deixa compulsiva? Se o trabalho está estressante, o que está acontecendo, o que pode ser trabalhado? Não estou dizendo que você precisa pedir demissão. Mas há coisas que podem melhorar no trabalho e em qualquer área da vida. A gente pode mudar a forma como a gente reage a tudo isso. E isso é inteligência emocional. Você precisa entender o que te deixa desse jeito para se entender melhor e aprender a lidar com isso ou a sua qualidade de vida vai ser cada vez pior.

Não há uma solução mágica para acabar com a ansiedade por comida. A pergunta mais importante sobre a ansiedade é o que te deixa desse jeito e o que você pode fazer em relação a isso?

Se está muito difícil para você: busque ajuda de um profissional, procure um psicólogo.

Tendo em vista que esse é um dos principais problemas que afetam o emagrecimento, especialmente das mulheres, esse é um tema que venho trabalhando bastante nas minhas redes sociais. Se esse é um assunto de seu interesse, quero te convidar para me acompanhar no meu Instagram

/.