Dia das Mães: 5 gerações, um só amor
Conheça a história de cinco mulheres que compõem uma árvore genealógica rara e peculiar nos dias atuais Neste mês de maio, dedicado a todas as Mães, cujo dia é celebrado neste domingo (14), o São Marcos Online conta um pouquinho da história de cinco gerações da mesma família.

Conheça a história de cinco mulheres que compõem uma árvore genealógica rara e peculiar nos dias atuais
Neste mês de maio, dedicado a todas as Mães, cujo dia é celebrado neste domingo (14), o São Marcos Online conta um pouquinho da história de cinco gerações da mesma família. Cinco gerações, sendo que a mais nova delas, acaba de completar o primeiro mês de vida. As são-marquenses compõem uma árvore genealógica rara e peculiar nos dias atuais. Ana Maria, Ilaria, Vanice, Isadora e a pequena Helena, que recomeça o ciclo. As mulheres fazem questão de dividir as experiências da maternidade umas com as outras.
A são-marquense Isadora Perozzo, 28 anos, comemora neste domingo (14) o primeiro Dia das Mães ao lado da filha Helena em um encontro raro de cinco gerações de mulheres que compartilham experiências de quase um século de vida, lideradas pela matriarca Ana Maria Mascarello Michelon, de 98 anos.
Diz o saber popular que “mães são todas iguais, só muda o endereço”. porém é evidente que, além do endereço, as mães também se diferem pela época em que vivenciaram a experiência da maternidade. Na faixa dos 60 a 80 anos, as “mães de outros tempos” recordam as diferenças entre criar um filho hoje e no passado. Ana Maria é mãe de 9 filhos, em um passado em que a mulher trabalhava menos fora de casa e passava a maior parte do dia com as crianças.
Entre os nove filhos de Ana Maria, está a dona de casa, Ilaria Maria Michelon DallAgno; de 79 anos. Mãe de 4 filhos, avó de Isadora e bisavó de Helena. Dona Ilária é casada e se dedica aos cuidados da casa; no bairro Michelon. Dona Ilária é avó de 7 netos e além de Helena ainda é bisavó de Aurora e Enzo.
É comum, e você já deve ter ouvido que: “os tempos mudaram”. De fato, o mundo tem evoluído em diversos aspectos, a medicina avançou, a tecnologia tem tomado conta de nossas vidas, e tudo isso tem sua representatividade nesse “novo mundo”. Já que estamos comemorando o dia das mães, vamos levantar aqui, algumas questões. Começando pelo fato de que há cerca de 50 anos a média brasileira era gerar seis filhos. Atualmente essa média caiu para 1,6 filhos, segundo o IBGE.
Passando para uma outra realidade, tratando de novos modelos familiares, na qual as famílias são compostas por poucos filhos, e as mães exercem multitarefas. Elas deixaram de se dedicar exclusivamente aos afazeres domésticos e à família e abraçaram sua vocação de profissionais e atuam em diferentes áreas. Como é o caso de Vanice DallAgno Perozzo, 52 anos, mãe de Isadora e Luiz Fernando, também é dona de casa e funcionária de uma floricultura, e acaba de estrear como avó.
Atualmente muitas mulheres que escolhem ter filhos realizam essa decisão após os 20 anos, diferente de alguns tempos atrás, que nesta idade, era muito comum que já estivessem casadas e fossem mães. Hoje, as possibilidades são inúmeras, e permitem que elas escolham qual caminho desejam seguir.
Isadora, filha de Vanice, é um exemplo disso, acaba de fazer sua estreia na singular arte de ser mãe. Além disso é esposa e profissional. Mamãe de primeira viagem, Isadora deu à luz, em abril, Helena, uma bebê encantadora. A criança, de 1 mês, é a integrante mais nova das cinco gerações — com diferença de 98 anos de sua trisavó, Ana Maria.
Neste domingo as cinco mulheres devem se reunir para comemorar um Dia das Mães mais que especial para cada uma delas.