Defesa Civil e Bombeiros de São Marcos reforçam alerta para tempestades na região
Saiba como se proteger em caso de condições climáticas adversas.

Saiba como se proteger em caso de condições climáticas adversas. Previsão para a região é de tempestades nas próximas horas
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para chuvas e ventos pontualmente intensos, descargas elétricas e eventual queda de granizo, válido até as 20h desta terça-feira, 16 de janeiro na área em vermelho no mapa. Em caso de emergência, a orientação é ligar para 190/193.
A região afetada inclui a Campanha, Sul, Sudeste, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral, com previsão de chuvas e ventos fortes, podendo atingir velocidades superiores a 70 km/h, e possibilidade de queda de granizo. Os acumulados de chuva devem variar entre 45 e 55 mm/dia, com riscos pontuais. Ventos constantes no Sul, Litoral Sul e Litoral Médio, com rajadas acima dos 90 km/h, aumentam o risco de ressaca no mar.
Antes das chuvas, é recomendado verificar as condições do telhado e árvores no entorno das residências. Adotar medidas preventivas, se necessário, para evitar possíveis danos. Durante as chuvas, a orientação é manter-se em segurança, retirar eletrônicos da tomada e fechar portas e janelas.
O Corpo de Bombeiros de São Marcos também oferece orientações importantes, como procurar abrigo seguro durante tempestades, evitar áreas descobertas na presença de raios e trovões, e não transitar pela BR 116 em condições adversas, pois há um grande número de ocorrências nesta rodovia em dias de chuva forte, como quedas de barreiras, árvores e pedras.
Em situações de alagamento, evite áreas inundadas, pois uma lâmina d’água com 15 cm de profundidade pode arrastar pessoas, e a partir de 30 cm, já pode levar um automóvel. Dirigir com cautela, manter distância e não sair de casa durante tempestades são medidas recomendadas.
Se durante uma tempestade ou chuva forte você estiver dentro do carro e não houver local seguro para aguardar as condições melhorarem, dirija devagar, mantendo distância do carro da frente, a chuva aumenta o risco de acidentes.
Não saia de casa durante as tempestades. Se a água estiver próxima de entrar em sua residência, desligue a energia elétrica e, se possível, saia do local. Mantenha-se longe de tudo o que pode atrair ou conduzir a descarga elétrica do raio, como árvores, antenas, mastros, varais e cercas de arame, torres de alta tensão, trilhos, linhas ou cabos de energia elétrica, telefonia ou de TV, ou de qualquer edificação metálica, alta e pontuda.
Não suba em telhados para realizar reparos durante a chuva, isso aumenta, consideravelmente o risco de acidentes. Não se coloque em situação de risco, em caso de dúvidas, ligue para o Corpo de Bombeiros no número 193.
