Defesa Civil alerta para temporais no Rio Grande do Sul nos dias 27 e 28 de março
De acordo com o órgão, os acumulados podem variar entre 60 e 130 mm nas regiões da Campanha, Oeste, Missões, Noroeste, parte do Norte e Centro, enquanto nas demais áreas os volumes devem ficar entre 20 e 60 mm.

De acordo com o órgão, os acumulados podem variar entre 60 e 130 mm nas regiões da Campanha, Oeste, Missões, Noroeste, parte do Norte e Centro, enquanto nas demais áreas os volumes devem ficar entre 20 e 60 mm.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou um alerta meteorológico para os dias 27 e 28 de março, com previsão de temporais e chuva intensa em diversas regiões do estado. De acordo com o órgão, os acumulados podem variar entre 60 e 130 mm nas regiões da Campanha, Oeste, Missões, Noroeste, parte do Norte e Centro, enquanto nas demais áreas os volumes devem ficar entre 20 e 60 mm.
Na quinta-feira (27), uma área de baixa pressão aliada ao transporte de calor e umidade vindos do Norte do país favorece temporais, com chuvas fortes, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 80 km/h, podendo chegar a 100 km/h. Os volumes de chuva devem oscilar entre 30 e 75 mm/dia, com possibilidade de atingir 100 mm/dia no Oeste, Missões e Noroeste gaúcho.
Já na sexta-feira (28), a atuação de uma frente fria oceânica manterá o cenário de instabilidade, com chuvas moderadas a intensas e tempestades acompanhadas de raios e granizo. Os acumulados podem variar entre 20 e 50 mm/dia, chegando a 75 mm/dia no Norte, Missões e Oeste do estado. As rajadas de vento devem permanecer entre 50 e 80 km/h, podendo atingir até 100 km/h na porção Norte do Rio Grande do Sul.
Recomendações da Defesa Civil:
- Feche janelas e portas, desligue aparelhos elétricos e feche registros de água e gás;
- Evite se abrigar sob árvores e estruturas metálicas, bem como estacionar veículos próximo a torres e placas;
- Não atravesse alagamentos a pé ou de carro;
- Proteja seus animais domésticos, garantindo um local seguro para abrigo;
- Em caso de emergência, acione o 190 (Brigada Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
A população deve acompanhar os boletins meteorológicos e seguir as orientações das autoridades para evitar riscos e transtornos causados pelos temporais.