CTG Porteira da Serra está no Paraná representando a região no 15º Fenart
Grupo partiu de São Marcos durante a semana em direção a Irati-PR. Evento que reúne os campeões de Regiões Tradicionalistas do Brasil inteiro segue até este domingo (23).

Grupo partiu de São Marcos durante a semana em direção a Irati-PR. Evento que reúne os campeões de Regiões Tradicionalistas do Brasil inteiro segue até este domingo (23). Saiba mais e confira entrevista com a patronagem na reportagem
Desde a quinta-feira (20), Irati-PR é sede do Nacional 2023, evento que envolve o 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (FENART), o 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e o 10º Jogos Tradicionalistas. A promoção é da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR), com organização da 6ª Região Tradicionalista e prefeitura daquela cidade.
O CTG Porteira da Serra, de São Marcos, é o representante da 25 RT na competição nacional. Grupo viaja com aproximadamente 100 membros, entre bailarinos, instrutores e familiares. Retrospecto positivo da entidade em competições regionais foram determinantes para o convite ao Fenart.
O Porteira realizou eventos para arrecadação de fundos para a viagem e ainda conta com apoio do poder público são-marquense e patrocinadores.
Confira detalhes na entrevista com o patrão Marcos Quadri e sua esposa Carina Quadri.
De acordo com a organização do Nacional, mais de três mil competidores irão participar. A premiação dos vencedores ocorrerá no domingo (23).
O Porteira da Serra viajou com as invernadas mirim, juvenil e adulta.
No último fim de semana a entidade apresentou para comunidade e patrocinadores as danças que serão apresentadas durante o festival nacional no PR. O almoço reuniu cerca de 500 pessoas na sede do CTG em São Marcos.
Dentro do Nacional, o 15º FENART conta com maior número de participantes dispostos seis palcos, que abrigam apresentações em grupo e individuais de danças. Também há outras modalidades, como canto, declamações, instrumentais, entre outras.
Para comportar todos os visitantes, principalmente da parte artística, que partiram de estados como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília e, também, os tradicionalistas paranaenses, foram organizados pela Prefeitura alojamentos em prédios públicos.