Corpo de Bombeiros de São Marcos apresentou balanço e projeções em encontro com lideranças
Reconhecimento e projetos inovadores foram apresentados em reunião na CIC São Marcos na última sexta-feira (26).

Reconhecimento e projetos inovadores foram apresentados em reunião na CIC São Marcos na última sexta-feira (26). Aquisição de equipamentos e viaturas e implementação do Bombeiro Mirim no município estão entre as novidades
Na manhã da última sexta-feira (26), na nova sede da CIC de São Marcos aconteceu uma reunião estratégica do Corpo de Bombeiros local, em que foram apresentados números e dados sobre a atuação do efetivo na cidade no ano de 2023, além de novos projetos para o ano de 2024. O evento contou com a presença de tenentes, capitães, autoridades públicas, militares, representantes de entidades e de empresas, bem como membros da comunidade e imprensa, para avaliar os resultados e discutir os planos.
Na ocasião também foi destacado auxílio empresarial através de programa de apoio à segurança pública na cidade e a execução da primeira edição do Bombeiro Mirim, em São Marcos.
O 1° Sargento Cristiano, Comandante do 4° Pelotão de Bombeiros Militares (São Marcos)/1ª Companhia/5° Batalhão, apresentou detalhadamente os indicadores referentes ao ano de 2023. A área de atuação do CBM São Marcos abrange 280,4 km², atendendo aos municípios de São Marcos e o Distrito de Criúva (Caxias do Sul), com uma população estimada de aproximadamente 22 mil habitantes.
O efetivo atual na cidade é composto por 12 militares (9 a menos que o previsto) e 2 servidores municipais exclusivos para funções de motorista. A frota conta com 2 caminhões de combate, uma caminhonete, dois veículos leves e uma ambulância de resgate. O Comandante destacou ainda a necessidade de aquisição de materiais, ressaltando que 90% dos recursos para a compra de uma viatura Auto Resgate nova (AR) estão disponíveis.
Em 2023, conforme dados apresentados foram registradas 593 ocorrências atendidas pelos bombeiros de São Marcos, desde combate a incêndios, atendimentos pré-hospitalares, busca e salvamento entre outros.
O comandante local ainda enfatizou atuação, desde abril passado, nas seguintes atividades:
- Desafio dia do bombeiro (grande repercussão na comunidade)
- Bombeiro na Escola (Palestras em todas as escolas do município)
- Pintura do quartel pelo efetivo
- Diversas atividades junto à comunidade, como apoio em corridas rústicas, passeios
ciclísticos e eventos de entidades, com entrega de presentes, cestas básicas,
brinquedos e etc.
Durante a reunião, o Tenente Miguel Oliveira De Souza e o Capitão Patrick Dipp da Silva foram homenageados por suas notáveis contribuições enquanto ex-comandantes do pelotão local.
2º sargento Philippe apresentou o projeto Bombeiro Mirim a ser realizado este ano
O 2° Sargento Philipe trouxe à tona as perspectivas do “Projeto Bombeiro Mirim 2024”. O projeto visa à educação preventiva, integrando o planejamento estratégico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBM-RS).
O Projeto Bombeiro Mirim 2024 tem objetivos claros, incluindo melhorar a percepção de risco, estimular a autoestima, vivência coletiva, trabalho em equipe, consciência de cidadania e preservação ambiental. Com 30 vagas destinadas a crianças entre 10 e 12 anos, a seleção será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O projeto possui um currículo robusto, abordando desde práticas de prevenção de incêndios até noções de cidadania e preservação ambiental, totalizando 72 horas/aula. A rotina incluirá atividades como o canto do Hino Nacional, instruções práticas, intervalo para lanche e encerramento com o Hino Riograndense.
O Projeto Bombeiro Mirim será avaliado com base em indicadores como assiduidade, cuidado com a higiene pessoal, melhoria do aproveitamento escolar, civilidade, capacidade de trabalho em grupo, entre outros.
Investimentos e expetativas
A apresentação também abordou os investimentos realizados desde abril de 2023, a arrecadação de recursos através do PISEG, e a expectativa de adquirir uma Auto Resgate (AR) em breve. Além disso, está em andamento uma Emenda Parlamentar para a aquisição de um caminhão ABT para o Pelotão.
O PISEG é um programa que permite aos empresários do Estado do Rio Grande do Sul destinar até 5% do saldo devido de ICMS para projetos de segurança pública, como veículos, armamentos, informática e outros.
Os Bombeiros de São Marcos reafirmaram seu compromisso com a segurança e bem-estar da comunidade, conforme as palavras do sargento Cristiano, comandante local. A expectativa para 2024 é de continuar fortalecendo laços com a população e implementar projetos que promovam a cultura de segurança e cidadania.
O Corpo de Bombeiros de São Marcos demonstra, mais uma vez, sua dedicação em ir além do dever, buscando formas inovadoras de educar, proteger e servir à comunidade local.