Contêineres de lixo queimados somam R$ 8 mil em prejuízos para São Marcos
Pelo menos 4 recipientes foram incendiados somente em janeiro, 2 no bairro São José e dois em São Luiz.

Pelo menos 4 recipientes foram incendiados somente em janeiro, 2 no bairro São José e dois em São Luiz. Prefeitura registra na polícia e abre processo administrativo na área ambiental para apurar os casos
Na noite da última segunda-feira (30), leitores do SMO que passavam pela VRS-315 na localidade de São Luiz, registraram o momento que dois contêineres de lixo eram consumidos pelo fogo. Além dos containers, havia muito lixo acumulado no entorno. O local fica em frente da escola Antônio Pessini, as margens da via que liga São Marcos a Criúva e região dos Campos.
A reportagem do SMO conversou com o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabiano Varela, na manhã desta terça (31), quando o setor esteve no local coletando informações com moradores de São Luiz. Conforme o secretário, este é o segundo caso de fogo em contêineres somente neste ano, sendo que o primeiro há cerca de duas semanas na Rua Angelo Ciota, no São José, quando outros dois contêineres também foram queimados.
“Só em 2023 foram 4 unidades, 2 Em São Luiz e 2 na Ângelo Siota. É lamentável atitudes como esta, que além de desprezar o patrimônio público coloca em risco residências próximas, principalmente pela seca que se encontra”, enfatizou Fabiano Varela. Ele revela que cada unidade representa um custo de aproximadamente R$ 2 mil, que cada cidadão são-marquense irá pagar.
Como é crime o que ocorreu, o secretário afirma que será juntando documentos para fazer boletim de ocorrência e aberto processo administrativo, para apuração criminal e fiscal na área ambiental.
Varela descarta possibilidade de autocombustão do lixo ou dos recipientes. “Não inicia fogo sem alguém dar ignição”.
Questionado sobre o grande volume de lixo e sobre a coleta neste ponto em São Luiz, ele afirma que é realizada 3 vezes na semana sendo segundas, quintas e sábados. O volume é exacerbado pois além dos moradores do entorno, moradores do campo trazem seu lixo e deixam neste ponto.
O secretário finaliza destacando otimismo da equipe em combater atos de vandalismo bem como promover fiscalização e ações de conscientização.
“Sou otimista, conseguimos eliminar 3 pontos de descarte irregular que eram problemas sérios na cidade, com limpeza e instalação de placas informativas foi resolvido. Se deixar acumulado, qualquer um que ver acha que pode jogar resíduos ali”, disse o secretário de Meio Ambiente.
Na oportunidade, o secretário falou ainda da importância da colaboração das pessoas para que se tenha uma coleta de lixo efetiva no município. Ele pede a colaboração de todos para a separação do lixo seletivo e do orgânico e ainda para que haja cuidado com os coletores, a fim de preservar um patrimônio que é público e evitar gastos com manutenções e substituições.