Confira a projeção de chuva dia a dia até segunda-feira
Entre o domingo e a segunda a chuva se reforça na maioria das regiões com uma frente fria cruzando o estado. O Rio Grande do Sul registra nesta sexta-feira o seu quinto dia seguido com chuva. Porto Alegre tem o seu quarto consecutivo.

Entre o domingo e a segunda a chuva se reforça na maioria das regiões com uma frente fria cruzando o estado.
O Rio Grande do Sul registra nesta sexta-feira o seu quinto dia seguido com chuva. Porto Alegre tem o seu quarto consecutivo. Trata-se de um longo episódio de instabilidade, que a MetSul já havia antecipado seria de longa duração, que traz altos volumes de chuva e ainda deverá persistir até parte da segunda-feira.
Embora esteja chovendo desde segunda, o período com os mais altos volumes de chuva se prevê para o dia de hoje e o fim de semana, quando se espera a intensificação da instabilidade pelo ingresso de ar mais quente no estado em um primeiro momento e a passagem de uma frente fria no segundo.
São dois momentos, portanto, de maior instabilidade no Rio Grande do Sul até o começo da semana. O primeiro entre hoje e amanhã à medida que ar mais quente avança e reforça a chuva enquanto o segundo deve se dar entre domingo e segunda-feira, quando uma frente fria vai se deslocar pelo território gaúcho.
No fim de semana, ar ainda mais quente deverá chegar ao estado, o que permitirá aberturas de sol e nuvens com calor e muito abafamento sob alta umidade na Metade Norte enquanto a chuva se reforça em pontos do Oeste e do Sul gaúcho, em condição análoga a de uma frente quente.
A chuva tanto nesta sexta como no sábado deve ser mais volumosa no Centro, no Oeste e no Sul gaúcho à medida que o ar mais quente avança de Norte para o estado em condição análoga a de uma frente quente. Entre o domingo e a segunda a chuva se reforça na maioria das regiões com uma frente fria cruzado o estado.
A MetSul Meteorologia reforça o alerta de volumes muito altos de chuva até o começo da semana. Os volumes apenas de hoje e do fim de semana devem passar de 100 mm em vários municípios do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho, mas localmente podem ser anotados acumulados perto ou acima de 200 mm com algumas projeções indicando marcas bastante isoladas de até 250 mm. São acumulados equivalentes a uma a duas vezes a média de chuva de maio inteiro.