Comunidade escolar e órgãos de segurança acendem alerta após ameaças na Serra
Escola de Caxias do Sul suspendeu as aulas nesta segunda (10). Em São Marcos, Secretaria de Educação e Brigada Militar orientam pais e professores e redobram cuidados.

Escola de Caxias do Sul suspendeu as aulas nesta segunda (10). Em São Marcos, Secretaria de Educação e Brigada Militar orientam pais e professores e redobram cuidados. Governo Federal lança canal de denúncias
Na noite do último domingo (9), a direção da Escola Estadual de Ensino Médio José Generosi, do bairro Forqueta em Caxias do Sul, informou através de redes sociais, a suspensão das aulas por tempo indeterminado. A decisão foi desencadeada após publicação de perfil anônimo que informava sobre possível invasão na instituição de ensino.
A escola conta com aproximadamente 800 alunos e o fato desencadeou ações da coordenadoria regional de educação e Brigada Militar.
Na noite desta segunda-feira o Portal São Marcos Online recebeu diversas ligações e mensagens de pais preocupados com a situação. Em contato com a Secretaria Municipal da Educação, via assessoria de imprensa, a reportagem foi informada de que a Brigada Militar intensificou o patrulhamento nas escolas nos horário de entradas e saídas, visando a segurança de alunos, pais e professores.
“A Secretaria Municipal de Educação está em alerta e em contato com os órgãos de segurança e com as secretarias de municípios da região. Já foi realizada orientação à comunidade escolar, reforçado junto às direções os cuidados que devem ser mantidos (como redobrar atenção para manter sempre os portões e portas fechados, atenção às movimentações das câmeras de monitoramento e etc.). Em conversa com a Brigada Militar a SME foi informada de que a polícia intensificou as rondas nas escolas. Já a Polícia Civil destacou que segue monitorando, inclusive redes sociais, e que não há nenhuma ameaça”, informou a prefeitura de São Marcos.
Cabe destacar que a cidade, bem como todas as escolas da cidade contam com sistemas de monitoramento por câmeras.
Ministério da Justiça e Segurança Pública lança Canal de Denúncias
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas.
Essa é uma das ações da Operação Escola Segura que deu início na última quinta-feira (6). Qualquer informação é bem-vinda.
Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo.
Para denúncias, acesse o link: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura