Comércio de Dia dos Pais deve ter resultado melhor do que no ano passado, avalia Fecomércio-RS
.

Apesar de ficar atrás de datas comemorativas de grande relevância para o varejo – notadamente o Natal e o Dia das Mães – a busca por presentes para o Dia dos Pais representa um movimento importante
Em 2024, o Dia dos Pais ocorre no Rio Grande do Sul em um momento de retomada após as enchentes de maio. Essa será a primeira data comemorativa com uma aparente normalidade maior. A expectativa é de um resultado melhor em comparação ao ano anterior. A injeção de recursos para as famílias atingidas e o saque do FGTS beneficiaram um público maior. Esses aportes tendem a impulsionar as vendas do varejo. As novas necessidades geradas pelas enchentes também podem contribuir para um aumento nas vendas em relação a 2023.
Outros fatores também alimentam essa expectativa. Entre julho de 2023 e maio de 2024, o mercado de trabalho formal no estado ganhou cerca de 38 mil pessoas. Isso representa um aumento significativo de renda. A taxa de juros está mais baixa, facilitando a tomada de crédito. O percentual de famílias endividadas em junho foi de 89,2%, menor que os 93,9% do mesmo período do ano anterior.
Comercialmente a data fica atrás do Natal e Dia das Mães
Apesar de ficar atrás de datas comemorativas de grande relevância para o varejo – notadamente o Natal e o Dia das Mães – a busca por presentes para o Dia dos Pais representa um movimento importante, especialmente, para varejos especializados. Além de vestuário e calçados, itens que assim como nas outras datas também aparecem entre os procurados para presentear, também costumam ser impactados os segmentos de perfumaria e cuidados pessoais, além de itens esportivos, ferramentas e presentes do grupo de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, além do varejo de alimentos e bebidas especializado.
Entre os itens presenteáveis disponíveis no IPCA e mensurados na Região Metropolitana (RM) de Porto Alegre, apontam para altas de 1,18% no preço dos vinhos, 0,66% nos preços das calças compridas masculinas, 1,20% nos agasalhos masculinos, 0,98% no preço das camisas/camisetas masculinas, 1,27% no preço de sandálias/chinelos e queda de 4,11% no preço dos relógios de pulso — produtos com alta inferior à alta média de preços de 3,71% na RM de Porto Alegre. Por outro lado, bermudas e shorts masculinos (5,32%), sapatos masculinos (5,50%), tênis (4,77%) e perfumes (4,84%), ficaram relativamente mais caros do que a média dos preços.
Dicas para os lojistas:
- Desperte o interesse do consumidor, seja na loja física quanto na internet. Elabore vitrines e posts lembrando a todos que a data se aproxima.
- Apresente as opções que sua loja oferece para a data.
- Prepare opções de acordo com seu público-alvo, com sugestões de presentes e kits para todos os orçamentos.
- Elabore ações de venda focadas na data.
- Se seus preços são competitivos, anuncie, pois podem ser diferenciais importantes.
- Prepare sua equipe de vendas para encantar com o atendimento e aumentar as suas vendas.