Começa uma sequência de dias com madrugadas de frio e geada
Massa de ar seco e frio derrubou a temperatura que vai estar baixa por várias noites seguidas com geada em regiões serranas.

Massa de ar seco e frio derrubou a temperatura que vai estar baixa por várias noites seguidas com geada em regiões serranas.
Massa de ar seco e frio tomou conta do Rio Grande do Sul durante esta quarta-feira com a melhora do tempo, o retorno do sol e queda de temperatura que foi acompanhada por vento fraco a moderado entre a madrugada e de manhã. O ar seco e frio é impulsionado por um grande ciclone extratropical na costa da Patagônia, na Argentina.
Com a chegada do ar mais frio, várias cidades gaúchas amanheceram com temperatura consideravelmente mais baixa hoje cedo. Grande número de municípios amanheceu com os termômetros indicando entre 10ºC e 13ºC. A menor mínima na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia foi de 10,5ºC em Bagé.
É apenas o começo de uma sequência de dias com temperatura baixa na madrugada no Rio Grande do Sul, nos demais estados da Região Sul e até em São Paulo. Até o domingo, e, em algumas cidades, até segunda-feira, devem ser esperadas madrugadas muito amenas ou até frias.
Grande parte das cidades gaúchas registrará nesta quinta e nos dias seguintes mínimas perto ou abaixo dos 10ºC. Nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina são projetadas mínimas inferiores a 5ºC, especialmente em baixadas. Alguns locais, sobretudo do Planalto Sul Catarinense, podem se aproximar de 0ºC.
Uma vez que a temperatura cairá a valores abaixo de 5ºC, a previsão é de geada em cidades de maior altitude do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Sul do Paraná. O fenômeno deve ocorrer de forma localizada e mais concentrado em zonas de baixadas.
A massa de ar frio não é de forte intensidade, porém é seca. Por isso, o frio se limita às horas da noite enquanto durante o dia aquece rapidamente. As tardes serão bastante agradáveis com maior aquecimento previsto a partir do fim de semana, especialmente no domingo.