Com 980 pontos, jovem são-marquense conquista a maior nota da Serra na redação do Enem 2023
Franciele Fantin Casagranda; 18 anos, era estudante do Ginásio e teve a melhor pontuação nos municípios representados pela 4ª CRE. Com mais de 159 mil inscritos, o Rio Grande do Sul teve seis redações nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

Franciele Fantin Casagranda; 18 anos, era estudante do Ginásio e teve a melhor pontuação nos municípios representados pela 4ª CRE. Com mais de 159 mil inscritos, o Rio Grande do Sul teve seis redações nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada no ensino superior para muitos estudantes, especialmente os que buscam bolsas de estudo através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (ProUni), por isso, envolve muita expectativa, estudos, sonhos e dedicação.
Um dos momentos mais aguardados pelos candidatos envolve a divulgação da nota de redação. O Rio Grande do Sul teve seis redações nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os números foram divulgados no dia 16 de janeiro pelo Ministério da Educação (MEC). A são-marquense Franciele Fantin Casagranda, uma estudante de 18 anos, do Ginásio, acabou se destacando ao conquistar a extraordinária pontuação de 980 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A jovem alcançou a maior nota da região, demonstrando não apenas seu comprometimento com os estudos, mas também sua habilidade excepcional na escrita.
A trajetória de sucesso de Franciele começou em abril de 2023, quando ela decidiu se dedicar aos estudos para o Enem. Utilizando recursos online, como aulas no YouTube com professores especializados na preparação para o exame e plataformas digitais, ela maximizou suas horas vagas para absorver conhecimento. Em conversa com o São Marcos Online, Franciele conta que focou especialmente na redação, aprendendo as cinco competências exigidas, compreendendo o modelo de dissertação, e desenvolvendo repertórios ricos e argumentos sólidos.
“Escrevi várias redações até finalmente me sentir confiante para o ENEM”, acrescenta Franciele, destacando sua dedicação ao aprimorar suas habilidades de escrita.
Com uma trajetória acadêmica em escolas públicas, Franciele sempre se destacou, obtendo notas altas tanto na Escola Francisco Doncatto, durante o ensino fundamental, quanto no Ginásio, onde concluiu o ensino médio. A jovem revela que sua dedicação e interesse constante pelo aprendizado foram fundamentais para seu sucesso acadêmico.
Aprovada para estudar em Santa Maria por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Franciele optou por não seguir esse caminho por motivos pessoais. Atualmente, a estudante está indecisa entre os cursos de administração e agronomia, áreas que pretende explorar em seu futuro. Em relação a instituição, sua primeira escolha é a Universidade de Caxias do Sul, devido à proximidade e facilidade de deslocamento.
Além de Franciele, o município também teve outra estudante destacada com uma nota de 920 na redação do Enem, embora ela tenha preferido não ter sua identidade divulgada.
O feito de Franciele se destaca ainda mais ao considerarmos que o Rio Grande do Sul teve apenas seis redações com nota máxima no Enem 2023 e mais de 159 mil inscritos para realizar as provas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O tema abordado foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. De acordo com o MEC, ao todo, 60 redações tiraram a nota máxima.
Franciele teme a nota mais alta entre as escolas mantidas pela 4ª Coordenadoria Regional de Educação, ligada à Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. A 4ª CRE tem sede em Caxias do Sul, e é o órgão mantenedor das Escolas Estaduais de 14 municípios da região da Serra Gaúcha.
A conquista da jovem são-marquense é motivo de orgulho para a comunidade e inspiração para os demais estudantes locais.