Coleta de lixo em São Marcos segue sem definição: Novo Mundo encerra atividades enquanto processo seletivo aguarda julgamento de recurso
O serviço de coleta de lixo está suspenso temporariamente em São Marcos após o encerramento das atividades da Novo Mundo, enquanto o processo licitatório para escolha de nova empresa segue em fase de análise de recurso.

O serviço de coleta de lixo está suspenso temporariamente em São Marcos após o encerramento das atividades da Novo Mundo, enquanto o processo licitatório para escolha de nova empresa segue em fase de análise de recurso. A Nelar, habilitada no processo, poderá assumir a coleta após o julgamento, previsto para as próximas horas, enquanto a cidade segue sem previsão oficial de retomada imediata do serviço
A cidade de São Marcos amanheceu nesta terça-feira (29) sem o serviço regular de coleta de lixo. A empresa Novo Mundo, atual responsável pelo serviço, informou que encerrou as atividades no município nesta segunda-feira, dia 28, em cumprimento ao término do contrato emergencial que encerra hoje (29), alegando ainda não haver condições de manter os trabalhos por um período adicional de apenas 15 dias, conforme teria sido solicitado pela prefeitura. Segundo a empresa, os funcionários estão em fase de cumprimento de aviso prévio e não há possibilidade de manter a operação de forma improvisada ou sem segurança jurídica. “Trabalhamos com contratos mínimos de seis meses. Não compensa recontratar pessoal e ficar na incerteza somente para ‘tapar furo’”, declarou a empresa ao São Marcos Online.
Enquanto isso, o processo seletivo para contratação de nova empresa segue em andamento e vive uma nova etapa decisiva. Após a publicação da classificação, a empresa Novo Mundo registrou recurso no sistema no final da tarde de segunda-feira (28), questionando a habilitação das empresas Panambi Ambiental LTDA e Nelar (Adelar José dos Santos LTDA). Segundo a representante Jeniffer Pegoretti Rizzotto, a Panambi apresentou documentos contábeis incompletos, além de possíveis inconsistências em declarações sobre reserva de vagas para pessoas com deficiência. Já sobre a Nelar, o recurso aponta a ausência de notas explicativas e termo de autenticação no balanço patrimonial, além de erros na planilha de custos, o que poderia indicar inviabilidade da proposta apresentada.
O prazo para contrarrazões será aberto às 12h desta terça-feira (29) e segue até o meio-dia do dia 5 de maio. A decisão do coordenador do processo ainda está “aguardando julgamento”. A Panambi, que inicialmente havia se classificado em primeiro lugar mas foi desclassificada, não apresentou recurso.
Com a Nelar habilitada e aguardando apenas a conclusão do julgamento dos recursos, é possível que a empresa retorne a atuar em São Marcos, onde já prestou serviços anteriormente, ainda nesta quarta (30). A prefeitura não confirmou a possibilidade de contratação emergencial até a conclusão do processo, mas informou que está trabalhando para que a nova empresa inicie os serviços o quanto antes, assim que formalizada. No entendimento da prefeitura, a Novo Mundo teria que operar até o final do dia de hoje, quando vence o contrato, mas a empresa já deixou a cidade ainda ontem.
Leia tudo sobre a licitação da coleta em São Marcos:
- Licitação da Coleta de Lixo em São Marcos: Nelar habilitada e quatro intenções de recursos
- Licitação para coleta de resíduos em São Marcos entra em nova fase com expectativa pelo retorno da Nelar
- Licitação para Coleta de Lixo em São Marcos tem reviravoltas e segue em aberto: empresa local pode ser a próxima convocada
- Comunicado sobre alterações na coleta de lixo durante o feriado em São Marcos
- Panambi Ambiental apresenta melhor proposta em licitação para coleta de lixo em São Marcos
- Com contrato emergencial perto do fim, São Marcos abre nova licitação para coleta de lixo com mudanças no serviço