/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Clima de inverno predomina nesta quarta-feira e nos próximos dias

Quarta-feira vai ter frio mesmo durante a tarde em dia com muitas nuvens, chuva, garoa, vento e temperatura baixa em muitas cidades gaúchas Centro de baixa pressão traz dia invernal nesta quarta-feira com nuvens, chuva, garoa, vento e frio.

Atualizado em 25/06/2024 às 22:06, por Equipe SMO.

Clima de inverno predomina nesta quarta-feira e nos próximos dias

Quarta-feira vai ter frio mesmo durante a tarde em dia com muitas nuvens, chuva, garoa, vento e temperatura baixa em muitas cidades gaúchas

Centro de baixa pressão traz dia invernal nesta quarta-feira com nuvens, chuva, garoa, vento e frio. O sistema se aprofunda no Noroeste no início do dia e avança para Leste pela Metade Norte, alcançando o mar, onde se converte em ciclone extratropical.

A baixa pressão traz chuva para todas as regiões, exceto pontos mais a Oeste, e que pode ser por vezes moderada a forte em algumas localidades, sobretudo entre a Serra e o Litoral Norte.

Embora a instabilidade, ao longo do dia ocorrem aberturas em que o sol aparece com nuvens em diferentes pontos, como o Noroeste, Centro, Oeste e o Sul. É comum em circulação ciclônica haver alternância de sol, nuvens e chuva, mas algumas localidades podem ter tempo fechado durante grande parte do dia.

/apidata/imgcache/521ec81c01718c180929d2b052e93fce.png

Na maioria dos municípios, os volumes de chuva nesta quarta não devem ser altos, situando-se entre 10 mm e 30 mm. Em parte do Rio Grande do Sul, como na Serra, haverá localidades com 30 mm a 50 mm e marcas isoladamente superiores.

A formação do ciclone na costa traz vento que se intensifica durante o dia. As rajadas mais fortes, em média de 50 km/h a 70 km/h e localmente superiores, devem se dar no Norte da Lagoa dos Patos assim como no Centro e Norte do Litoral, entre Mostardas e Torres. Haverá rajadas ainda na borda dos Aparados da Serra, em cidades como São Francisco de Paula, Cambará do Sul e São José dos Ausentes.

O ciclone impulsiona ar frio para o estado e, com a nebulosidade e a chuva, o dia terá temperatura baixa até à tarde com o vento acentuando a sensação de frio. A maioria das cidades gaúchas terá temperatura à tarde apenas entre 12ºC e 15ºC. Nas áreas de maior altitude, os termômetros devem marcas menos de 10ºC em diversos municípios à tarde.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

O ar mais seco e frio impulsionado pelo ciclone na costa trará muito frio no começo da quinta-feira no Rio Grande do Sul com o clima de inverno se instalando no estado. O frio será mais intenso no Oeste, no Noroeste e no Norte do estado, onde a atmosfera estará mais seca.

Nestas regiões, há chance de gear. Podem ocorrer marcas negativas em alguns pontos. Cidades como Quaraí, Santa Rosa, Passo Fundo e Soledade estão entre as que devem ter um amanhecer gelado. Nuvens e vento impedirão resfriamento maior nos Aparados e a Serra, mas mesmo assim haverá marcas de 2ºC a 5ºC.

A MetSul Meteorologia mantém o alerta com base em dados de modelos meteorológicos de que no final desta semana chegará uma massa de ar polar de grande intensidade e de trajetória continental que vai trazer temperatura muito baixa com o ar frio chegando até localidades do Norte, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil.