Ciclone extratropical se forma na costa gaúcha e catarinense nesta quarta
Em muitas cidades, contudo, a instabilidade se alterna com sol. Nesta quarta, a baixa pressão dará origem a um ciclone sobre o Atlântico nas costas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e do Sul de Santa Catarina.

Em muitas cidades, contudo, a instabilidade se alterna com sol.
Nesta quarta, a baixa pressão dará origem a um ciclone sobre o Atlântico nas costas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e do Sul de Santa Catarina. O ciclone vai trazer vento forte no decorrer do dia do quadrante Sul para o Sul e o Leste gaúcho com rajadas, em média, de 50 km/h a 80 km/h na costa, na Lagoa dos Patos e na área de Porto Alegre.
No Litoral Norte gaúcho, ante a maior proximidade do centro do sistema, o vento pode ser mais intenso em alguns pontos. Na borda da Serra dos Aparados da Serra e Planalto Sul Catarinense também deve ventar muito forte. Rajadas mais fortes que na costa gaúcha devem ser esperadas no Litoral Sul catarinense, com 70 km/h a 90 km/h em média e em alguns pontos superiores, porém deve ventar até no Litoral Norte do estado e na costa do Paraná.
Em Porto Alegre, o vento Sul que soprará por vezes forte no decorrer do dia vai elevar o Guaíba por efeito de represamento e não se afasta que a elevação seja acentuada. Com o nível já muito alto, e que atingia 2,78 metros hoje no final da tarde, a terceira maior cota desde 1941 e que superava o pico da cheia visto na segunda, cresce muito o risco de agravamento das enchentes em Porto Alegre nas ilhas e com alagamentos em pontos da parte não insular da cidade.
A frente fria associada ao sistema avança com chuva avança com chuva e temporais por Santa Catarina e o Paraná até chegar em São Paulo. A circulação de umidade do ciclone traz chuva nesta quarta ainda em pontos da Metade Leste gaúcha, como em Porto Alegre, mas que em muitas cidades se alterna com sol.
Na Serra e Litoral Norte, tempo mais fechado e chuva forte em alguns locais ainda. Na maior parte do estado, o tempo melhora e o sol aparece com nuvens no decorrer desta quarta-feira com o ingresso de ar mais seco e frio de alta pressão atmosférica. Tempo estará mais aberto da tarde para a noite e no final do dia praticamente todo o estado estará com tempo firme.