Chuva retorna ao Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira
.

A instabilidade permanecerá no estado ao menos até o começo da semana que vem
Após uma sequência de dias com tempo firme e muito sol pelo ar polar de alta pressão, a chuva retorna ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, marcando o começo de um período de vários dias de instabilidade em parte do território gaúcho.
A nebulosidade aumenta muito nesta quarta-feira no estado. O tempo se instabiliza com chuva e garoa em algumas regiões entre a madrugada e a manhã. A instabilidade é causada pelo avanço de ar mais quente em altitude. Isso resulta em máximas acima de 25ºC na tarde de hoje nos vales e no Noroeste.
De acordo com a análise da MetSul Meteorologia, a precipitação nesta quarta deve afetar mais a faixa central do estado, incluindo cidades como Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. Além disso, pode chover em alguns pontos da Metade Norte. No entanto, aberturas de sol podem ocorrer, especialmente no Sul.
A instabilidade, entretanto, não deve se limitar a esta quarta-feira. Serão vários dias seguidos em que se espera precipitação no Rio Grande do Sul com o tempo não devendo firmar no estado até o domingo ou a próxima segunda-feira.
Salientamos, entretanto, que a chuva não deve afetar todo o território gaúcho. Ela tende a ocorrer apenas em parte do Rio Grande do Sul. Notadamente, numa área em torno do paralelo 30ºS, da região de Uruguaiana até Porto Alegre. A chuva atinge cidades da Metade Sul mais próximas do Centro do estado e vários municípios da Metade Norte.
O tempo segue instável com chuva na quinta-feira em torno da faixa central do estado. Na sexta, a instabilidade alcança a maioria das regiões, exceção de localidades perto da fronteira com o Uruguai e mais ao Sul do estado.
Chance de chuva em diversas regiões no final de semana
No fim de semana, o tempo será firme no Oeste, Centro e Sul gaúcho. No Norte e Nordeste do estado, haverá maior nebulosidade. Há chance de chuva e garoa em cidades da Grande Porto Alegre, vales, Serra, Litoral Norte, Aparados da Serra, Leste do Planalto Médio e Alto Uruguai.
Porto Alegre e região metropolitana terão vários dias consecutivos de instabilidade e alta umidade. Há chance de chuva na capital e cidades próximas em momentos desta quarta, quinta, sexta, em parte do sábado e em parte do domingo.
A MetSul Meteorologia enfatiza que os volumes de chuva indicados para os próximos dias não serão muito altos em grande parte das cidades e não trazem preocupação com enchentes. Pontos do Centro e do Nordeste gaúcho podem ter mais chuva com marcas perto e acima de 50 mm.