Chimarrão e chás podem substituir o consumo de água? Nutricionista explica necessidades do organismo em períodos de frio
Juliana Gonçalves é Coordenadora do Curso de Nutrição da Estácio/RS e especialista em fitoterapia O consumo adequado de água é fundamental para manter a saúde em bom funcionamento. Porém, o hábito de ingestão frequente de água não é tão natural como deveria, principalmente, em períodos de frio.

Juliana Gonçalves é Coordenadora do Curso de Nutrição da Estácio/RS e especialista em fitoterapia
O consumo adequado de água é fundamental para manter a saúde em bom funcionamento. Porém, o hábito de ingestão frequente de água não é tão natural como deveria, principalmente, em períodos de frio. “No inverno as pessoas consomem menos água porque não sentem tanto calor e não suam tanto, então esquecem de tomar água”, afirma a Coordenadora do Curso de Nutrição da Estácio RS e especialista em Fitoterapia, Juliana Gonçalves.
Uma alternativa que pode parecer interessante para a substituição da água em dias de frio é a ingestão de infusões, como popularmente se chamam os “chás” e o tradicional chimarrão. Porém, a especialista alerta que nenhuma bebida pode substituir a água, mas sim, ser utilizada como forma de complemento de hidratação.
“Todas as plantas possuem fitoquímicos, que são ativos que agem no nosso organismo. Por isso, devem ser utilizados de forma moderada. Eles não podem substituir a água, que é uma necessidade básica do nosso corpo, porque possuem fins diversos”, explica.
No inverno precisamos tomar menos água do que no verão?
Nos dias de frio o consumo de água tende a ser menor, porque as pessoas sentem menos sede. Apesar disso, a nutricionista explica que as necessidades de ingestão de água do organismo são estáveis e que, por isso, durante o inverno é necessária uma disciplina maior para lembrar de consumir a quantidade necessária de água.
“A necessidade de hidratação no inverno é igual. O volume de água a ser ingerido não muda conforme as estações. No verão as pessoas lembram mais de ingerir porque sentem calor, e por consequência, sede. No inverno, como não sentem tanta sede, precisam lembrar de tomar água mesmo sem sede, porque essa é uma necessidade básica para o funcionamento do nosso corpo”, orienta.
De acordo com a especialista, é mito a afirmativa de que todos devem consumir dois litros de água por dia, sendo que a quantidade correta é calculada com base no peso corporal de cada pessoa. “O ideal do consumo de água por dia de um adulto saudável, seria de 35ml por quilo. Então, não podemos nos basear no mito dos dois litros, porque pode ser insuficiente para algumas pessoas e até demais para outras”, explica.
Sobre a Estácio
A Estácio é uma das maiores marcas do ensino superior brasileiro e, há mais de 50 anos, enriquece a sua história ao possibilitar o acesso democratizado ao ensino de qualidade e promover a transformação individual e social de seus alunos. Pioneira e um dos maiores players no digital, a instituição desenvolveu um modelo moderno que promove um melhor aproveitamento para os estudantes em aulas dinâmicas em uma plataforma de ensino 100% Digital, com conteúdos que podem ser acessados de qualquer dispositivo, on e offline, garantindo maior mobilidade, com acesso ilimitado.
Presente no Rio Grande do Sul, no Centro Histórico de Porto Alegre (Rua Marechal Floriano Peixoto, 626), e em 24 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o ensino digital, contando com mais de 700 mil alunos matriculados, a Estácio oferece cursos de graduação em diferentes formatos de ensino, pós-graduação e cursos de extensão. Aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado, e seus currículos são alinhados às necessidades do mercado de trabalho. A busca constante pela qualidade acadêmica e os investimentos na área de ensino geraram ótimos resultados nos últimos anos – suas instituições e cursos e são reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade.
Além de seu natural poder de transformação, pela entrega à sociedade de milhares de profissionais formados todos os anos, a Estácio tem uma atuação distintiva de diálogo, suporte e promoção das comunidades em que se insere. Com amplo envolvimento dos alunos e docentes, ações como atendimentos gratuitos, palestras e seminários, mutirões e ações de mobilização, a Estácio Porto Alegre beneficia milhares de pessoas. A Instituição possui também um dos mais sólidos e atuantes Programas de Responsabilidade Social do País, e apoia diversos projetos por ano nas áreas de educação, cultura, esporte e cidadania.