Celebrações religiosas nesta Quarta-Feira de Cinzas marcam o início da Quaresma em São Marcos
Missas acontecem às 9h e as 19h na Igreja Matriz. Na sexta-feira acontece a 1ª Via Sacra a partir das 19h30 A Quarta-Feira de Cinzas, marca o início da Quaresma no calendário católico, fiéis em todo o país participam de celebrações especiais e testemunham o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2024.

Missas acontecem às 9h e as 19h na Igreja Matriz. Na sexta-feira acontece a 1ª Via Sacra a partir das 19h30
A Quarta-Feira de Cinzas, marca o início da Quaresma no calendário católico, fiéis em todo o país participam de celebrações especiais e testemunham o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2024.
As celebrações da Quarta-Feira de Cinzas são momentos significativos para os católicos, marcados por missas de imposição das cinzas. Em São Marcos, as celebrações ocorrem às 9h e às 19h na Igreja Matriz. Durante essas cerimônias, as cinzas são abençoadas e impostas sobre os fiéis, simbolizando o início de um período de reflexão e preparação espiritual para a Semana Santa, que culmina na celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, neste ano em 29 de março.
Durante o período de Quaresma muitos são-marquenses realizam a Via Sacra, percorrendo as 15 estações do Monte Calvário que permitem reviver de perto os últimos momentos de Jesus com a dolorosa subida ao Monte e crucificação. A subida ao Monte Calvário acontece às sextas-feiras a partir das 19h30min, sendo que a 1ª Via-Sacra ficará a cargo da Pastoral do Batismo, Infância e Adolescência Missionária, Catequese e Coroinhas.
Tradicionalmente o início da Quaresma também marca o lançamento da Campanha da Fraternidade pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Sob o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8), a campanha busca promover uma reflexão sobre a importância da fraternidade e da solidariedade na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Comemorando seus 60 anos de mobilização em todo o Brasil, a Campanha da Fraternidade 2024 propõe um caminho quaresmal em três perspectivas essenciais: identificar e superar situações de inimizade; inspirar-se no Evangelho para fortalecer os laços fraternos entre as pessoas; e agir em conformidade com o chamado à conversão pessoal e comunitária, promovendo esforços para uma mudança efetiva em nossa sociedade.
A Quarta-Feira de Cinzas e o lançamento da Campanha da Fraternidade oferecem aos fiéis uma oportunidade significativa para renovar sua fé, comprometendo-se com a construção de um mundo mais justo, solidário e fraterno.