Celebrações de Finados tem horários diferenciados em São Marcos
Missas serão celebradas durante todo o dia nos cemitérios da cidade e do interior As celebrações do dia de Finados, que acontecem neste sábado, 2 de novembro, terão horários diferenciados nos cemitérios de São Marcos, as missas ocorrem durante todo o dia tanto nos cemitérios centrais quanto no interior.
Missas serão celebradas durante todo o dia nos cemitérios da cidade e do interior
As celebrações do dia de Finados, que acontecem neste sábado, 2 de novembro, terão horários diferenciados nos cemitérios de São Marcos, as missas ocorrem durante todo o dia tanto nos cemitérios centrais quanto no interior.
Para os católicos a data celebra a oportunidade de rezar pelos entes queridos que já partiram, por isso, a paróquia de São Marcos organizou uma programação de missas a serem celebradas a partir das 8h30 em Criúva e a partir das 9h nos cemitérios de Santo Henrique, São Luiz e Cemitério Público Municipal.
Confira a programação completa:
Paróquia de São Marcos
- 9h – Santo Henrique
- 9h – Municipal
- 9h – São Luiz – Linha Humaitá
- 10h30 – São Judas Tadeu – Francisco Doncatto
- 10h30 – Santo Isidoro – Linha Zambecari
- 15h – São Francisco Xavier – Linha Riachuelo
- 16h – Nossa Sra. de Fátima – Linha Edith
- 16h – Santa catarina – Pedras Brancas
- 17h – Sant’Ana
- 17h – Santo Estanislau – Linha Rosita
- 18h – Municipal
Paróquia N. Sra. do Carmo – Criúva
- 8h30 – matriz
- 9h30 – São João da Mulada
- 10h – Pontão
- 10h30 – São Jorge da Mulada
- 14h – Nsa. Sra. das Graças – linha Café
- 15h – Santo Isidoro – Agudo
- 16h – Gomes
- 18h Santo Expedito – Dalanho
A manutenção dos jazigos e do cemitério ocorre durante todo o ano, porém com a aproximação do Dia de Finados, é comum que famílias providenciem pequenas reformas e a limpeza dos túmulos e jazigos dos entes queridos.
Nesta época também é importante atentar para a proliferação do mosquito da dengue, com o aumento da temperatura nesta época, a Vigilância Ambiental orienta para alguns cuidados a serem tomados em cemitérios, como: evitar colocar flores em vasos com água, substituindo-as por versões plantadas e sem pratinhos; em casos de vasos fixos, providencie furos para escoamento de água da chuva; remova todo e qualquer objeto ou estrutura que possa acumular água. Não deixar garrafas ou sacos plásticos, nem qualquer outro recipiente vazio, sobre os túmulos, pois quando chove estes materiais acumulam água e podem se transformar em criadouros do mosquito; retire sacos plásticos, celofanes e caixas decorativas que vierem a ficar nos túmulos, antes do período de sete dias.