Celebração de Corpus Christi contará com 80 tapetes em São Marcos
Ponto alto da programação acontece às 15h com Missa Campal e procissão no entorno da Praça Dante Marcucci Corpus Christi é o nome dado à celebração em homenagem ao sacramento da Eucaristia, realizado como forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Ponto alto da programação acontece às 15h com Missa Campal e procissão no entorno da Praça Dante Marcucci
Corpus Christi é o nome dado à celebração em homenagem ao sacramento da Eucaristia, realizado como forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Esse sacramento possui dois grandes símbolos: o pão, que representa o corpo de Cristo, e o vinho, que representa o sangue de Cristo. O nome dessa celebração é originário do latim e significa “Corpo de Cristo”.
Em São Marcos a celebração vem movimentando a comunidade há alguns dias para organizar um dos mais icônicos eventos religiosos e de grande repercussão na região da Serra Gaúcha. A celebração de Corpus Christi, acontece nesta quinta-feira, dia 8 de junho, e além da parte religiosa conta a confecção dos famosos e coloridos tapetes de serragem, tudo com a dedicação de voluntários representantes de grupos e entidades locais, paróquia e poder público.
A celebração contará com 80 tapetes confeccionados com aproximadamente 20 toneladas de serragem, distribuídos em 1.600 metros quadrados no em torno da Praça Dante Marcucci, no centro de São Marcos. Há algumas semanas voluntários trabalham na ampliação dos desenhos.
O dia de celebrar o Corpo e Sangue de Cristo, ou Corpus Christi é marcado pela reunião e celebração seguida de procissão, onde os fiéis peregrinam no entorno da praça, admirando os ícones que lembram a eucaristia.
Conforme a organização, centenas de são-marquenses,representantes de grupos voluntários, participam da confecção dos tapetes. Na quinta-feira, durante a procissão são esperados milhares de fiéis para a missa campal que inicia às 15h na frente da Igreja Matriz.
Nesta terça (6) as ruas em torno da Praça foram fechada para a pintura e demarcação dos tapetes, no fim da tarde desta quarta a serragem crua, usada para a base das peças será espalhada. Alguns grupos já darão início à confecção ainda esta noite, mas como de costume o maior trabalho é feito durante a manhã da quinta-feira.
A retirada dos tapetes acontece na manhã da segunda-feira, 12 de junho. O evento é realizado pela Paróquia local e pela Prefeitura, com o apoio de entidades do município.