/apidata/imgcache/76.png
/apidata/imgcache/77.png
/apidata/imgcache/65.png

Caxias do Sul sediou reunião preparatória para a 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula

Prefeitura de São Marcos é apoiadora do evento inédito, que acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto em Caxias do Sul. O Parque de Eventos da Festa da Uva sediou no sábado (31/05) uma importante reunião promovida pela Diretoria do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e pela 25ª Região Tradicionalista (25ª RT).

Atualizado em 02/06/2025 às 14:06, por Equipe SMO.

Caxias do Sul sediou reunião preparatória para a 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula

Prefeitura de São Marcos é apoiadora do evento inédito, que acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto em Caxias do Sul.

O Parque de Eventos da Festa da Uva sediou no sábado (31/05) uma importante reunião promovida pela Diretoria do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e pela 25ª Região Tradicionalista (25ª RT). O encontro reuniu cerca de 150 pessoas, entre coordenadores e diretores de cavalgadas de todas as regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul, em preparação para a 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula.

A reunião teve como objetivo principal alinhar os preparativos para o evento que acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto, em Caxias do Sul.

O coordenador regional da 25ª RT, Rodrigo de Macedo Ramos, apresentou a programação oficial do evento. Já o diretor de Cavalgadas da 25ª RT, Pedro Novelo, detalhou os possíveis trajetos que as comitivas a cavalo poderão utilizar para retornar aos seus municípios conduzindo a Chama Crioula.

Também participou da reunião o presidente da Comissão Executiva da 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula, Nicanor Castilhos, que apresentou os 30 padrinhos regionais. Cada padrinho será responsável por recepcionar uma das 30 comitivas participantes durante o evento.

Ao final da reunião, os participantes realizaram uma visita técnica aos locais de acampamento, que receberão as delegações das 30 regiões tradicionalistas.

A Geração e Distribuição da Chama Crioula é um dos momentos mais simbólicos do calendário tradicionalista gaúcho, quando abre as comemorações dos Festejos Farroupilhas e ocorre anualmente em uma região diferente do Estado, seguindo um revezamento entre as 30 Regiões Tradicionalistas que compõem o Rio Grande do Sul. Por esse motivo, o retorno da cerimônia à 25ª RT, anfitriã deste ano, deverá ocorrer somente daqui a 30 anos, o que torna esta edição ainda mais especial para toda a região.

A 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula é uma promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho e realização da 25ª Região Tradicionalista, com apoio da Prefeitura de Caxias do Sul, Fundação Cultural Gaúcha, ORCAV, Prefeitura de São Marcos, Prefeitura de Farroupilha e Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul.

Programação Oficial

14 de agosto (quinta-feira)

13h – Recepção das Delegações e Instalação da Inspetoria Veterinária

15 de agosto (sexta-feira)

9h – Reunião com Diretores de Cavalgada Regional

Passeio Turístico

18h – Concentração das Delegações a Cavalo

18h30 – Acolhida e Bênção Ecumênica

Desfile e Apresentação das Regiões Tradicionalistas

Cerimônia de Abertura

Espetáculo Artístico e Geração da Chama Crioula

Show com Grupo Girotondo (músicas italianas)

Show com Grupo Os Bertussi

16 de agosto (sábado)

8h – Concentração dos Cavaleiros

8h30 – Sessão Solene de Abertura

/apidata/imgcache/53.png

9h – Distribuição da Chama Crioula e Desfile pelas ruas de Caxias do Sul